- Acesso e Interligação
- Acesso a Condutas
- Atividade Internacional
- Área Postal
- Balcão Virtual
- Banda Larga
- Circuitos Alugados
- Comércio Eletrónico
- Comunicações eletrónicas - análise de mercados
- Comunicações eletrónicas - quadro regulamentar
- Comunicações de Emergência
- Gestão do Espectro
- ITED - ITUR
- Laboratório de Ensaios e Calibração
- Normalização
- Numeração, Nomes e Endereçamento
- Oferta do Lacete Local (OLL)
- Programas Comunitários
- Roaming Internacional
- Redes e Serviços Móveis
- Regime R&TTE
- Sector das Comunicações
- Segurança dos Sistemas e Redes de Informação
- Serviço Telefónico em Local Fixo e Serviço Universal
- Televisão Digital
- URSI - Comité Português
Apresentação do Estudo
O presente documento procura, tendo em conta o actual "estado da arte" e a realidade nacional:
a) Fazer um ponto da situação relativamente às redes de acesso de próxima geração (NGA)1;
b) Apresentar alguns casos de estudo relevantes a nível internacional;
c) Avaliar a situação no tocante à caracterização das redes existentes e das ofertas dos operadores, à concretização das diferentes iniciativas governamentais e às medidas regulatórias tomadas neste âmbito.
Após se apresentar sucintamente o enquadramento e a motivação do presente estudo, discute-se sinteticamente, no capítulo 2, a evolução das condições de procura que tem alavancado a implementação das NGA.
O capítulo seguinte expõe resumidamente as principais arquitecturas de NGA adoptadas em Portugal e possíveis evoluções, referindo também possíveis soluções para a desagregação nas PON (redes ópticas passivas) e as respostas encontradas noutros países para o efeito.
O panorama internacional é analisado no capítulo 4, apresentando-se uma visão geral sobre a evolução e o estado actual das NGA em vários países, nomeadamente a Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, EUA, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Itália, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Suécia e Singapura.
O capítulo 5 dá conta da evolução do enquadramento regulamentar europeu, apreciando-se a Recomendação da Comissão Europeia (CE) relativa às NGA, assim como as "Orientações comunitárias relativas à aplicação das regras em matéria de auxílios estatais à implantação rápida de redes de banda larga", no âmbito do plano de relançamento da economia europeia. Apresenta ainda sinteticamente a posição do Grupo de Reguladores Europeus (ERG) – agora ORECE2 – relativa à abordagem regulatória às NGA.
No capítulo 6 caracteriza-se a situação de actual desenvolvimento das NGA em Portugal, com particular incidência a nível das iniciativas governamentais, da actuação do ICP-ANACOM, da actividade dos operadores e das redes comunitárias.
Finalmente, as conclusões do estudo são elencadas no capítulo 7.
1 "Next Generation Acess Networks".
2 Organismo de Reguladores Europeus para as Comunicações Electrónicas.
NGA - Next Generation Access Networks: Em português, Novas Redes de Acesso (NRA). Evolução das redes de acesso para a prestação de serviços avançados de comunicações eletrónicas, incluindo a disponibilização de elevada largura de banda ao cliente final. Esta evolução, independentemente das tecnologias e topologias de rede consideradas, é caracterizada fundamentalmente pela disseminação da fibra ótica, no limite até à casa do cliente final – FTTH: Fibra até casa.
|
|
Consulta relativa ao projeto de decisão sobre os resultados da auditoria aos custos líquidos do serviço universal da PTC (2007-2009) - comentários até 22.05.2013 |
|
|
Conferência ANACOM 2013 - Financiar o futuro, 01.07.2013 |
Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2015 (WRC-15), Genebra, 2-27.11.2015 |
|
|
|
|
ARCTEL-CPLPhttp://www.arctel-cplp.org/ |
|
Entendimentos, esclarecimentos e comunicados produzidos pela ANACOM entre 2004 e 2013 |
Aceda aqui aos serviços que prestamos por via eletrónica |
Audiotexto, ITED, ITUR, licenciamento redes radiocomunicações privativas, tarifários serviço móvel, oferta lacete local, PNN, portabilidade, R&TTE, roaming, radiocomunicações por satélite, telefone fixo e serviço universal, SVA baseados em SMS, televisão digital terrestre, VoIP |
