Acessibilidade

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) compromete-se ativamente na construção de uma sociedade da informação mais inclusiva, na qual todas as pessoas possam ter um acesso mais fácil à informação e ao conhecimento.

O sítio da ANACOM renovado em 2014 apresenta um design responsivo que procura proporcionar uma experiência de utilização e visualização que satisfaça todos os utilizadores, facilitando a leitura e navegação independentemente do tipo de equipamento que utilizam para aceder à internet (PC, tablets, smartphones, entre outros), da velocidade de ligação e das necessidades especiais de alguns cidadãos.

Refletindo este compromisso, a página da ANACOM segue as boas práticas internacionais em matéria de acessibilidade, bem como a legislação nacional aplicável, nomeadamente o Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digitalhttp://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1143512 (RNID), que é parte integrante da Lei n.º 36/2011, de 21 de junho. Esta lei estabelece a adoção de normas abertas nos sistemas informáticos do Estado e exige o nível intermédio (nível AA) das diretrizes de acessibilidade.

A página da ANACOM na Internet procura também cumprir o nível máximo das diretrizes de acessibilidade (nível AAA) para o conteúdo da web (WCAG), versão 2.0, do Word Wide Web Consortium (W3C). Estas diretrizes são, desde outubro de 2012, um padrão internacional (norma ISO/IEC 40500:2012).

Símbolo de acessibilidade na Web

O símbolo de acessibilidade à Web é um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura. A afixação deste símbolo garante que as páginas informativas deste sítio são acessíveis e respeitam os princípios consagrados na Resolução do Conselho de Ministros n.º 155/2007, de 2 de outubro, que estabelece as orientações relativas à acessibilidade pelos cidadãos com necessidades especiais aos sítios do Governo e dos serviços e organismos públicos da administração central.

O símbolo de acessibilidade à Web é um globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura.

Símbolo de validação W3C

Símbolo de conformidade de Nível AA, segundo as 'Directivas de acessibilidade a conteúdos Web' do W3C-WAI.


Mais informação: