ANACOM e DECO assinam protocolo para a televisão digital terrestre


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, enquanto entidade que coordena o processo de transição das emissões analógicas para a televisão digital terrestre, e a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, assinaram um protocolo nos termos do qual a associação se compromete a realizar testes comparativos em contínuo de caixas descodificadoras para a TDT, que venham a surgir no mercado.

Com estes estudos comparativos, que actualizam os resultados de testes já realizados pela DECO, e publicados na revista Proteste de Setembro, pretende-se prestar informação aos consumidores sobre as set top boxes que existem no mercado, o seu preço, qualidade e funcionalidade, de modo a que as pessoas disponham de toda a informação que as habilite a comprar a caixa mais adequada às suas necessidades.

Os resultados dos testes serão publicados no sítio www.deco.proteste.pt Link externo.http://www.deco.proteste.pt/, estando também disponíveis a partir do sítio da ANACOM na internet - www.anacom.pthttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2.

Nos termos do protocolo agora assinado, os estudos terão início no próximo mês de Novembro e decorrerão durante 18 meses. A DECO deverá fornecer uma lista actualizada, bimestral, das set top boxes disponíveis no mercado, os seus preços, características técnicas e locais de venda.

O protocolo será válido até 26 de Abril de 2012, data estabelecida para o switch off da televisão analógica em Portugal, e integra-se num conjunto de medidas que pretendem sensibilizar a população para o processo de migração para a televisão digital.

Actualmente, a rede de televisão digital terrestre cobre cerca de 86% da população nacional e permite um serviço de televisão com melhor qualidade de imagem e áudio. Possibilita igualmente a transmissão em alta definição e novas funcionalidades, como o guia electrónico de programação.