ANACOM e DECO fazem parceria para levar informação sobre TDT a todo o País


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações e a DECO celebraram um acordo de cooperação para a realização de uma centena de sessões de esclarecimento sobre TDT, em todo o País. A ANACOM está empenhada em esclarecer todas as dúvidas sobre a migração para a TDT e a DECO pretende que esta informação minimize os custos e ajude os consumidores a tomar as melhores opções neste processo, o que levou ao estabelecimento da parceria.

No termos acordados, as 100 sessões “Informação TDT” serão realizadas nos 18 distritos do País, cinco em cada distrito. Além destas, serão efectuadas 10 sessões em zonas com cobertura por satélite. O público-alvo destas sessões são, para além dos consumidores, elementos e pessoal técnico das Câmaras Municipais, das Juntas de Freguesia, das colectividades regionais, das IPSS, Retalhistas e instaladores, apostando na sua capacidade de multiplicação da informação e assim ampliando a divulgação dos conceitos.

Trata-se assim de replicar a nível nacional um modelo que foi utilizado com sucesso nas zonas piloto, que migraram para a televisão digital terrestre sem perturbações de maior e com um reduzidíssimo número de famílias a ficarem temporariamente privadas de televisão.

As sessões serão inicialmente realizadas nas zonas abrangidas pela primeira fase de desligamento do sinal analógico de televisão – 12 de Janeiro; alargando-se depois consoante o calendário.

Muitas sessões estão já agendadas em Lisboa, Mangualde, em Paços de Ferreira, em Penedono, em Águeda, em Ovar, em Figueira da Foz, em São Bartolomeu do Outeiro, em Torres Novas, em Braga, em Amadora, em Vila Franca de Xira…

Todas as sessões serão realizadas por técnicos da DECO com habilitação técnica e formação específica.

Para todas as informações sobre o processo de Transição para a Televisão Digital Terrestre (TDT) e sobre a “Informação TDT”, consulte os sítios na internet:

O desligamento do sinal analógico de televisão acontecerá de forma faseada. Num primeiro momento será desligado o sinal analógico de televisão na faixa litoral, seguem-se os Açores e a Madeira em 22 de Março e, por último, o interior do País em 26 de Abril.

A transição para a TDT não envolve o pagamento de mensalidades, nem obriga à contratação de serviços pagos de televisão.

A colaboração da Comunicação Social neste processo é muito importante. Contamos com ela.


Consulte: