TV por subscrição: novos clientes preferem fibra ótica

31.01.2012
contentArea_6

O número total de assinantes do serviço de TV por subscrição atingiu 2,98 milhões no final do 4.º trimestre de 2011 (4T2011), mais 69 mil que no trimestre anterior e mais 202 mil do que mesmo período do ano anterior. Caso se considere o total de alojamentos familiares clássicos, verifica-se que a penetração da TV por subscrição atinge os 51,8 assinantes por cada 100 alojamentos.

No final do 4T11, o serviço de distribuição de TV por cabo representava 48,6 por cento do total de assinantes de TV por subscrição (menos 0,6 pontos percentuais do que no trimestre anterior), enquanto o DTH representava 23,5 por cento e as ''outras tecnologias'' (xDSL/IP e FWA) representavam 19,1 por cento. O peso da fibra ótica (FTTH/B) continua a aumentar, representando já 8,8 por cento do total de assinantes. As ofertas FTTH/B foram mesmo as que mais contribuíram para o crescimento do serviço, sendo a escolha, em termos líquidos, de cerca de 6 em cada 10 novos clientes.

No tocante à quota de mercado, o grupo ZON/TV Cabo continua a deter a quota mais elevada de assinantes de TV por subscrição (53,9 por cento), seguindo-se a PT Comunicações, com cerca de 35 por cento do total de assinantes. A Cabovisão mantém-se como terceiro maior operador, com uma quota de 8,6 por cento.

Consulte o relatório estatístico:

Serviço de Televisão por Subscrição - 4º trimestre de 2011 http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1114852

Glossário
FTTB - Fiber-to-the-building: Utilização de fibra ótica para transporte de telecomunicações desde o operador até ao edifício do cliente final (a algumas dezenas de metros, portanto, do cliente final), onde o sinal ótico é convertido em elétrico. Desta forma, é possível aumentar o débito relativamente às redes de acesso exclusivamente em cobre.
FTTH - Fibre-to-the-home: Utilização de fibra ótica para transporte de telecomunicações desde o operador até à casa do cliente final. O equipamento terminal do cliente converte o sinal ótico em elétrico.
FWA - Fixed Wireless Access: Tecnologia de acesso fixo via rádio que permite aos operadores fornecerem aos clientes ligação direta à sua rede de telecomunicações através de uma ligação rádio fixa das instalações deste à central local do operador, em vez de uma ligação com cabos de cobre ou fibra ótica, por exemplo.
Serviço de TV por Subscrição: Todos os serviços de distribuição ou difusão do sinal televisão que não sejam free-to-air, incluindo serviços integrados em pacotes de serviços cuja subscrição/utilização implique o pagamento de um preço;
xDSL - Digital Subscriber Line: Conjunto de tecnologias de linha digital de assinante, genericamente denominadas DSL, capazes de transformar linhas de cobre (por exemplo, das linhas telefónicas vulgares) em linhas digitais de alta velocidade, passíveis de suportar serviços avançados de maior largura de banda, como acesso rápido à Internet e vídeo-on-demand. ADSL (Asymmetric DSL, HDSL (High data rate DSL) e VDSL (Very high data rate asymmetric DSL) são algumas das suas variantes.
Classifique este conteúdo:
|
Votos: 46
  • Bom
 


serviceArea_7
Serviços e Informações Úteis

Consulta sobre os resultados finais da auditoria aos custos líquidos do serviço universal (2010-2011) ressubmetidos pela PTC - comentários até 27.10.2014

Workshop ANACOM: 'Que futuro para o serviço postal universal'http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1350712, Lisboa, 04.11.2014

8.º Congresso do Comité Português da URSI - 'Drones e veículos autónomos: desafios do presente e do futuro'http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1283453, Lisboa, 28.11.2014





Biblioteca ANACOM

Está disponível a Biblioteca ANACOM, portal que permite ao utilizador ter acesso ao catálogo bibliográfico desta Autoridade.

Sabia que quando viaja para outro país, as suas comunicações móveis, em roaming, podem ser menos dispendiosas? Saiba como ir, falar e poupar em: www.roaminglight.net.

Sabia que, quando viaja para outro país, as suas comunicações móveis, em roaming, podem ser menos dispendiosas? Saiba como ir, falar e poupar

Serviço Universal

Concursos para seleção do(s) prestador(es) do serviço universal de comunicações eletrónicas

Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2015 (WRC-15), Genebra, 2-27.11.2015

Portal do Consumidor

Aceda também ao simulador COM.escolha e saiba quais os tarifários e serviços de comunicações mais vantajosos para si

Campanha TDT

Informe-se sobre os apoios à aquisição de equipamento e instalação de receção da TDT

Entendimentos, esclarecimentos e comunicados produzidos pela ANACOM entre 2004 e 2013

Aceda aqui aos serviços que prestamos por via eletrónica

Audiotexto, ITED, ITUR, licenciamento redes radiocomunicações privativas, tarifários serviço móvel, oferta lacete local, PNN, portabilidade, R&TTE, roaming, radiocomunicações por satélite, telefone fixo e serviço universal, SVA baseados em SMS, televisão digital terrestre, VoIP