TV por subscrição: novos clientes preferem fibra ótica


O número total de assinantes do serviço de TV por subscrição atingiu 2,98 milhões no final do 4.º trimestre de 2011 (4T2011), mais 69 mil que no trimestre anterior e mais 202 mil do que mesmo período do ano anterior. Caso se considere o total de alojamentos familiares clássicos, verifica-se que a penetração da TV por subscrição atinge os 51,8 assinantes por cada 100 alojamentos.

No final do 4T11, o serviço de distribuição de TV por cabo representava 48,6 por cento do total de assinantes de TV por subscrição (menos 0,6 pontos percentuais do que no trimestre anterior), enquanto o DTH representava 23,5 por cento e as ''outras tecnologias'' (xDSL/IP e FWA) representavam 19,1 por cento. O peso da fibra ótica (FTTH/B) continua a aumentar, representando já 8,8 por cento do total de assinantes. As ofertas FTTH/B foram mesmo as que mais contribuíram para o crescimento do serviço, sendo a escolha, em termos líquidos, de cerca de 6 em cada 10 novos clientes.

No tocante à quota de mercado, o grupo ZON/TV Cabo continua a deter a quota mais elevada de assinantes de TV por subscrição (53,9 por cento), seguindo-se a PT Comunicações, com cerca de 35 por cento do total de assinantes. A Cabovisão mantém-se como terceiro maior operador, com uma quota de 8,6 por cento.


Consulte o relatório estatístico: