Fibra já representa 12% dos acessos de Internet

contentArea_6

No final de março existiam em Portugal cerca de 2,27 milhões de clientes com acessos à Internet fixos e cerca de 2,9 milhões de utilizadores que efetivamente utilizaram Internet em banda larga móvel, dos quais 1,1 milhões através de placas/modem.

O número de clientes do serviço fixo de acesso à Internet aumentou 2,9% face ao trimestre anterior e 6,7% em termos homólogos.

A maioria dos clientes do serviço de acesso à Internet em local fixo, 2,25 milhões, utiliza a banda larga; o que representa 98,9% do total de clientes. No trimestre, o seu crescimento foi de 3% e de 6,8% em termos homólogos.

Cerca de 81% dos clientes do serviço de acesso à internet em banda larga fixa adquiriram o serviço no âmbito de um pacote de serviços. Cerca de 10% eram clientes double-play (com TV ou telefone fixo) e cerca de 71% possuíam um pacote triple-play (com TV+telefone fixo).

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, que representa 47,9% do total. O modem cabo representa 40% dos acessos da banda larga fixa, tendo neste trimestre atraído 23% dos novos acessos ao serviço.

No mesmo período, contabilizaram-se cerca de 275 mil acessos à Internet sobre fibra ótica (FTTH/B) - mais 16,1% face ao trimestre anterior - que representam 12% do total de acessos. O FTTH/B foi a tecnologia que registou maior número de adesões.

As ofertas baseadas em circuitos alugados e FWA e que representa apenas um por cento do total de acessos, registou um decréscimo de 9,3% face ao trimestre anterior.

No que se refere às quotas de acessos de banda larga fixa, a quota de acessos do Grupo PT situou-se nos 50,1%, mais 0,7 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais cerca de 8,7 pontos percentuais desde o spin-off da PT Multimédia.

Quanto à banda larga móvel, o número de utilizadores que efetivamente acederam à internet em banda larga móvel no primeiro trimestre ascenderam a 2,9 milhões, em quebra de 0,9% face ao período anterior. Em termos homólogos, o número utilizadores aumentou 11,6%.

No que se refere às quotas de clientes de banda larga móvel com acesso através de placas/modem, a quota de clientes da TMN é de 41,1%, seguindo-se a Optimus e a Vodafone com 28,9 e 26%, respetivamente.

O tráfego de acesso à Internet em banda larga cresceu cerca de 3,3% no 1º trimestre. A evolução ocorrida é sobretudo explicada pelo crescimento do tráfego da banda larga fixa (3,3%) que representa cerca de 95,7% do total.

O tráfego de acesso à Internet dos acessos móveis (em GB) cresceu 4,6%. O tráfego gerado pelos acessos móveis com ligação através de placas/modem representa cerca de 94,7% do total do tráfego de acesso à Internet em banda larga móvel.

Os Grupos PT e ZON detêm as quotas de tráfego de banda larga fixa mais elevadas (45,8% e 38,1%, respetivamente).

No final de março, a taxa de penetração do acesso à Internet em banda larga situava-se em 21,4 por 100 habitantes no caso dos acessos fixos e em 27,3 por 100 habitantes no caso dos acessos móveis com utilização efetiva.

No caso dos acessos fixos, este valor aumentou 0,3 pontos relativamente ao registado no trimestre anterior, situando-se 1,5 pontos acima de registado no período homólogo.

As ofertas de Internet fixa suportadas em FTTH/B apresentam uma taxa de penetração de 2,6 por 100 habitantes.

Consulte o relatório estatístico:

Serviço de Acesso à Internet - 1º trimestre de 2012 http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1127082

Glossário
Banda Larga: Broadband - Conceito associado a serviços ou ligações que permitem veicular, a grande velocidade, quantidades consideráveis de informação, em débitos superiores a 128 kbps no sentido ascendente.
FTTB - Fiber-to-the-building: Utilização de fibra ótica para transporte de telecomunicações desde o operador até ao edifício do cliente final (a algumas dezenas de metros, portanto, do cliente final), onde o sinal ótico é convertido em elétrico. Desta forma, é possível aumentar o débito relativamente às redes de acesso exclusivamente em cobre.
FTTH - Fibre-to-the-home: Utilização de fibra ótica para transporte de telecomunicações desde o operador até à casa do cliente final. O equipamento terminal do cliente converte o sinal ótico em elétrico.
FWA - Fixed Wireless Access: Tecnologia de acesso fixo via rádio que permite aos operadores fornecerem aos clientes ligação direta à sua rede de telecomunicações através de uma ligação rádio fixa das instalações deste à central local do operador, em vez de uma ligação com cabos de cobre ou fibra ótica, por exemplo.
MODEM: MODulator / DEModulator - Equipamento que basicamente efetua a modulação e a desmodulação de sinais digitais. Na modulação modifica o sinal a enviar, por forma a poder ser transmitido no meio desejado. Na desmodulação reconstitui o sinal recebido, de modo a poder ser percetível para o utilizador. É muito utilizado em particular na conversão dos sinais digitais dos computadores em sinais analógicos e vice-versa, por forma a poderem ser enviados e recebidos dados (por exemplo em ligações à Internet) através das linhas telefónicas analógicas.
Triple play: Trata-se de uma oferta ''multiple play'' constituída por 3 serviços, por exemplo, Serviço telefónicos em local fixo, serviço de acesso à Internet em banda larga e serviço de TV por subscrição.
Classifique este conteúdo:
|
Votos: 28
  • Bom
 


serviceArea_7
Serviços e Informações Úteis
Serviço Universal

Concursos para seleção do(s) prestador(es) do serviço universal de comunicações eletrónicas

Concurso público para aquisição de sistema de radiogoniometria portátil - propostas até 20.06.2013





Consulta relativa ao projeto de decisão sobre faturação e cobrança de penalidades às beneficiárias da oferta de referência de acesso a postes da PTC - comentários até 21.06.2013

Conferência ANACOM 2013 - Financiar o Futuro, 01.07.2013

Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2015 (WRC-15), Genebra, 2-27.11.2015

Portal do Consumidor

Aceda também ao simulador COM.escolha e saiba quais os tarifários e serviços de comunicações mais vantajosos para si

Sabia que quando viaja para outro país, as suas comunicações móveis, em roaming, podem ser menos dispendiosas? Saiba como ir, falar e poupar em: www.roaminglight.net.

Sabia que, quando viaja para outro país, as suas comunicações móveis, em roaming, podem ser menos dispendiosas? Saiba como ir, falar e poupar

Campanha TDT

Informe-se sobre os apoios à aquisição de equipamento e instalação de receção da TDT

Entendimentos, esclarecimentos e comunicados produzidos pela ANACOM entre 2004 e 2013

Aceda aqui aos serviços que prestamos por via eletrónica

Audiotexto, ITED, ITUR, licenciamento redes radiocomunicações privativas, tarifários serviço móvel, oferta lacete local, PNN, portabilidade, R&TTE, roaming, radiocomunicações por satélite, telefone fixo e serviço universal, SVA baseados em SMS, televisão digital terrestre, VoIP