TDT - Comparticipação TDT para zonas de receção por satélite (DTH)


Vai manter-se em vigor até 2023 o programa de comparticipação destinado a assegurar a equivalência de custos entre quem vive numa zona que recebe o sinal digital de televisão por via terrestre e quem o recebe através de satélite.

De acordo com este programa, o preço do kit satélite (DTH) é definido por referência ao preço médio de venda de descodificadores TDT nos seis meses anteriores. Esse valor está atualmente em 30 euros. Desta forma pretende-se assegurar que quem vive numa zona com cobertura terrestre e quem vive numa zona com cobertura por satélite suporta custos equivalentes para se adaptar à televisão digital.

Este preço é válido para um máximo de dois descodificadores satélite por casa, desde que na mesma  não existam serviços de televisão por subscrição (televisão paga). No caso das Regiões Autónomas, acresce que apenas são elegíveis os utilizadores que só recebem a RTP1 e o canal regional da respetiva região (RTP Açores ou RTP Madeira).

Os interessados poderão adquirir à PT Comunicações um Kit DTH, que inclui um equipamento descodificador DTH, um telecomando, cabos de ligação e um smartcard, por uma de duas vias:

  • Encomendam o kit e levantam-no no prazo de cinco dias úteis pagando 30 euros ou
     
  • Levam o kit no imediato pagando 77 euros e recebem posteriormente um reembolso de 47 euros, pelo que o encargo efetivamente suportado são 30 euros.

Este programa é de aplicação universal, não estando relacionado com a situação sócio-económica das pessoas.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: