Dia Mundial das Telecomunicações celebra Assistência Humanitária

contentArea_6

Este ano o Dia Mundial das Telecomunicações, 17 de Maio, é celebrado antecipadamente: no dia 16. As comemorações, subordinadas ao tema "Telecomunicações e Assistência Humanitária", terão lugar em Lisboa e contarão com a presença de personalidades destacadas ligadas ao sector das comunicações e à assistência humanitária em Portugal.

Ao pensarmos nos números que envolvem a actividade das telecomunicações a nível mundial, esquecemo-nos muitas vezes das potencialidades deste sector junto de uma das causas mais nobres da humanidade: a prevenção e a mitigação de desastres.

E esquecemo-nos também frequentemente que, apesar de todos os esforços que as organizações possam fazer em contrário, os meios que utilizamos para comunicar à distância, por cabo ou mesmo via rádio, podem ser cortados em minutos durante um desastre.

Acresce ainda que muitas das situações de desastre ocorrem em regiões com infra-estruturas de telecomunicações deficientes ou mesmo inexistentes.

De acordo com dados fornecidos pela UIT - União Internacional das Telecomunicações, em 1985 mais de 160 milhões de pessoas foram afectadas por desastres naturais, enquanto guerras e conflitos diversos obrigaram outros 37 milhões a abandonarem as suas casas.

Ainda de acordo com a UIT, foram dispendidos em 1994 cerca de 3,4 mil milhões de dólares em operações de socorro.

Em 1997, por todas essas razões, o ênfase das comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações a nível mundial situar-se-á nas preparações em curso para a adopção de uma nova convenção internacional, que permitirá o mais adequado uso de rádio e telecomunicações em operações internacionais de socorro.

No nosso país, as comemorações são promovidas pelo ICP, enquanto Administração portuguesa do sector das comunicações, e contam com a presença de destacadas individualidades ligadas ao sector das comunicações e à assistência humanitária.

Terão início às 10.00 horas, na Rua do Instituto Industrial, nº 16/16A, em Lisboa, e incluirão uma sessão de conferências, envolvendo exposições de peritos nesta matéria, e uma sessão institucional, presidida pelo Ministro do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, terminando com a inauguração e visita à exposição "Telecomunicações e Assistência Humanitária".

O Dia Mundial das Telecomunicações celebra todos os anos a fundação da União Internacional das Telecomunicações, há 132 anos atrás, no dia 17 de Maio de 1865 em Paris.

Recorde-se que Portugal, um dos 20 membros fundadores desta organização especializada das Nações Unidas, foi eleito através do ICP, na última Conferência de Plenipotenciários da UIT, para o seu Conselho, tendo vindo a granjear um estatuto invejável no seio da organização.

Para informações adicionais queira contactar Renato Homem ou Rafael Agostinho (tel: 721 10 00; fax: 721 10 03), no ICP.

Classifique este conteúdo:
|
Votos: 37
  • Bom
 


serviceArea_7
Serviços e Informações Úteis
Serviço Universal

Concursos para seleção do(s) prestador(es) do serviço universal de comunicações eletrónicas

Consulta relativa ao projeto de decisão sobre os resultados da auditoria aos custos líquidos do serviço universal da PTC (2007-2009) - comentários até 22.05.2013





Conferência ANACOM 2013 - Financiar o futuro, 01.07.2013

Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2015 (WRC-15), Genebra, 2-27.11.2015

Portal do Consumidor

Aceda também ao simulador COM.escolha e saiba quais os tarifários e serviços de comunicações mais vantajosos para si

Sabia que quando viaja para outro país, as suas comunicações móveis, em roaming, podem ser menos dispendiosas? Saiba como ir, falar e poupar em: www.roaminglight.net.

Sabia que, quando viaja para outro país, as suas comunicações móveis, em roaming, podem ser menos dispendiosas? Saiba como ir, falar e poupar

Campanha TDT

Informe-se sobre os apoios à aquisição de equipamento e instalação de receção da TDT

Entendimentos, esclarecimentos e comunicados produzidos pela ANACOM entre 2004 e 2013

Aceda aqui aos serviços que prestamos por via eletrónica

Audiotexto, ITED, ITUR, licenciamento redes radiocomunicações privativas, tarifários serviço móvel, oferta lacete local, PNN, portabilidade, R&TTE, roaming, radiocomunicações por satélite, telefone fixo e serviço universal, SVA baseados em SMS, televisão digital terrestre, VoIP