Penetração do serviço telefónico fixo aumenta mas o tráfego de voz diminui


No final do 1.º trimestre de 2015 a taxa de penetração dos acessos telefónicos principais atingiu 44,6 acessos por 100 habitantes, com o parque a subir para 4,66 milhões de acessos, mais 67 mil acessos, o que traduz o crescimento mais elevado dos últimos cinco anos. Apesar disso, o tráfego de voz em minutos diminuiu 5,3% em relação ao 4.º trimestre de 2014 e 13,4% em termos homólogos.

Neste trimestre, foram consumidos, em média, por acesso e por mês, 98 minutos em chamadas fixo-fixo por acesso principal (menos 8 minutos que no trimestre anterior), 10 minutos em chamadas fixo-móvel (menos 1 minuto que no trimestre anterior) e 8 minutos em chamadas internacionais (menos 1 minuto que no trimestre anterior).

No final de março, os acessos suportados em redes alternativas à rede tradicional (fibra ótica, redes de TV por cabo e GSM/UMTS/LTE) representavam 48,3% dos acessos telefónicos principais, mais 0,8 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais 4,5 pontos percentuais do que no trimestre homólogo.

No final deste período, a MEO era responsável por 52,6% do total dos acessos principais, menos 1,4 pontos percentuais do que no final de 2014. O Grupo NOS era o 2.º maior prestador, com uma quota de 31,8%, que traduz um crescimento de 1,1 pontos percentuais, sendo o prestador que mais cresceu neste período. A Vodafone atingiu uma quota de 10,3%, mais 0,7 pontos percentuais.

No período em apreço, o número de clientes de acesso direto atingiu 3,77 milhões. A quota de clientes de acesso direto da MEO situou-se nos 49,1%, menos 0,7 pontos do que no trimestre anterior; seguindo-se o grupo NOS, com 35,4% dos clientes, mais 0,4 pontos percentuais face ao trimestre anterior; e a Vodafone, com 10,1%, mais 0,6 pontos percentuais do que no trimestre anterior.

É ainda de referir que 8 em cada 10 clientes do serviço fixo de telefone adquiriu o serviço integrado num pacote.

No final de março, o total de receitas do STF e dos pacotes que integram este serviço ascendiam a 448 milhões de euros, sendo que 79,4% deste valor provém de ofertas multiple play.

O número de postos públicos atingiu cerca de 22 milhares (mais 0,4% face ao trimestre anterior e mais 2,4% face ao trimestre homólogo).


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