Estudo sobre substituibilidade entre banda larga fixa e banda larga móvel


Está disponível para consulta o “Estudo sobre a substituibilidade entre banda larga fixa e banda larga móvel”1, realizado pelo IMR - Instituto de Marketing Research.

O mercado de acesso à Internet em banda larga tem vindo a sofrer sérias alterações que importa acompanhar, sobretudo porque a crescente procura por acesso à Internet em banda larga pode gerar alterações nas características concorrenciais.

Assim, este estudo avalia a relação de substituibilidade entre banda larga fixa e banda larga móvel na vertente dos prestadores do serviço de acesso à Internet em banda larga a atuar em Portugal, bem como na vertente do utilizador final residente no país.

De acordo com a informação analisada, a existência de várias tecnologias e plataformas de acesso à Internet é, tendencialmente, geradora de três benefícios estruturantes: aumento da gama de opções de escolha dos utilizadores finais, contribuição para a inovação nos serviços e pressão para a diminuição dos preços.

A análise realizada conclui também que nos lares portugueses predomina a utilização das formas de acesso à banda larga fixa e móvel em complementaridade e que, para os utilizadores, as áreas preferenciais de potencial regulação coincidem com as áreas de menor satisfação, sendo os períodos de fidelização e os preços as principais áreas apontadas.

As conclusões detalhadas deste estudo serão apresentadas num workshop organizado pela ANACOM, cuja data será oportunamente divulgada.

Notas
nt_title
 
1 Este estudo, incluindo os respetivos pressupostos e conclusões, é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, não comprometendo ou veiculando qualquer posição da ANACOM.

Consulte: