Portugal tem 9,6 milhões de utilizadores de telemóveis

contentArea_6

No final de Setembro existiam em Portugal 9,636 milhões de utilizadores de telemóveis, segundo dados que os operadores móveis entregaram à ANACOM. Este número, que traduz um crescimento da base de utilizadores, resulta em boa medida do desempenho do mercado móvel no terceiro trimestre do ano, já que nos dois trimestres anteriores o número de utilizadores tinha caído.

O crescimento do número de utilizadores foi de 3,2% face ao trimestre anterior, explicado pela coincidência do trimestre com o período tradicional de férias, e de 7,6% em termos homólogos.

A maior parte dos utilizadores continua a utilizar cartões pré-pagos, que correspondem a 79% do total do mercado, enquanto os produtos com assinatura representam 21% do mercado.

Em Setembro, a taxa de penetração do serviço estava nos 92%, continuando acima da média comunitária que no mesmo período era de 84,4%. 

Entre Julho e Setembro foram originadas nas três redes móveis nacionais, TMN, Vodafone e Optimus, cerca de 1,5 mil milhões de chamadas e 2,7 mil milhões de minutos, valores que correspondem a variações trimestrais de 1,2% e 2,6% respectivamente. Em termos homólogos, o crescimento no número de chamadas foi de 2,6% enquanto que o número de minutos subiu 5,6%.

O tráfego com maior crescimento foi o destinado a redes internacionais, que registou um acréscimo de 18,5% no número de chamadas e de 13,3% no volume de minutos. O que é explicado pela coincidência com o período de férias.

O tráfego originado nas redes móveis e terminado nas redes fixas registou no terceiro trimestre do ano um aumento de 1,9% em termos de chamadas e de 5,1% em termos de minutos, sendo a primeira vez que tal aconteceu em 2004.

Já o tráfego com origem nas redes fixas e destinado às redes móveis caiu, 1,9% em número de chamadas em termos trimestrais e 4,5% em termos homólogos. Em minutos registou-se uma subida, de 1,5% face ao trimestre anterior, mas em termos homólogos existe uma quebra de 4,5%.

Durante o terceiro trimestre do ano foram enviadas cerca de 635 milhões de mensagens, o que representa um acréscimo de 5,1% face ao trimestre anterior e um aumento de 11% em termos homólogos. Apesar deste crescimento, o número de chamadas mensais por utilizador é superior ao número de SMS.

No que respeita ao serviço móvel com recursos partilhados, o trunking, registava um total de 8200 assinantes no final de Setembro, número que reflecte um crescimento de 2% face ao trimestre anterior e de 7,4% em termos homólogos. Em Portugal existem dois operadores que prestam o serviço: a Radiomóvel e a Repart.

Consulte:

Relatórios trimestrais - por serviço http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=277786

Classifique este conteúdo:
|
Votos: 360
  • Bom
 


serviceArea_7
Serviços e Informações Úteis
Serviço Universal

Concursos para seleção do(s) prestador(es) do serviço universal de comunicações eletrónicas

Concurso público para aquisição de sistema de radiogoniometria portátil - propostas até 20.06.2013





Consulta relativa ao projeto de decisão sobre faturação e cobrança de penalidades às beneficiárias da oferta de referência de acesso a postes da PTC - comentários até 21.06.2013

Conferência ANACOM 2013 - Financiar o Futuro, 01.07.2013

Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2015 (WRC-15), Genebra, 2-27.11.2015

Portal do Consumidor

Aceda também ao simulador COM.escolha e saiba quais os tarifários e serviços de comunicações mais vantajosos para si

Sabia que quando viaja para outro país, as suas comunicações móveis, em roaming, podem ser menos dispendiosas? Saiba como ir, falar e poupar em: www.roaminglight.net.

Sabia que, quando viaja para outro país, as suas comunicações móveis, em roaming, podem ser menos dispendiosas? Saiba como ir, falar e poupar

Campanha TDT

Informe-se sobre os apoios à aquisição de equipamento e instalação de receção da TDT

Entendimentos, esclarecimentos e comunicados produzidos pela ANACOM entre 2004 e 2013

Aceda aqui aos serviços que prestamos por via eletrónica

Audiotexto, ITED, ITUR, licenciamento redes radiocomunicações privativas, tarifários serviço móvel, oferta lacete local, PNN, portabilidade, R&TTE, roaming, radiocomunicações por satélite, telefone fixo e serviço universal, SVA baseados em SMS, televisão digital terrestre, VoIP