Novo modelo de custeio


/ Atualizado em 24.01.2003

Designa-se Hybrid Cost Proxy Model - Portugal (HCPM-P) e será em breve o modelo de custeio económico de longo prazo de processo de engenharia da rede fixa de telecomunicações dos operadores que, em Portugal e no mercado fixo, tenham Poder de Mercado Significativo, designadamente a rede da Portugal Telecom (PT), passível de partilha, quando solicitada num quadro de completa liberalização do sector, por novos operadores. Além de calcular o custo do acesso à rede, o modelo determina o custo de uso de rede das diferentes chamadas telefónicas (locais, regionais, etc), incluindo os custos de uso que a partilha da rede, do operador histórico com outros operadores, implica.

O Modelo de Custeio agora apresentado, o primeiro concluído na Europa usando rotinas de optimização espacial na rede de acesso, foi desenvolvido pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) com o apoio de especialistas americanos que conceberam um modelo semelhante, e que foi adoptado pelo Regulador Americano, o FCC, para determinar apenas o custo do serviço universal dos EUA. Deste modo, a rede fixa de interligação portuguesa é a primeira rede mundial de telecomunicações cujos custos económicos prospectivos (e não somente contabilísticos) são calculados pelo HCPM.

O modelo processa informação sobre a distribuição geográfica dos clientes e dos comutadores da PT, e informação pública relevante fornecida pelo Instituto Geográfico do Exército, pelo Instituto Geológico e Mineiro e pelo Instituto Nacional de Estatística.

Com ajustamentos apropriados, o modelo poderá ser aplicado a redes IP e redes móveis.

A validação e calibração do modelo aconselha que, se se pretende obter com rigor os custos económicos dos serviços relevantes de rede fixa, se efectue uma consulta a operadores, reguladores, fornecedores de equipamentos e fornecedores de mão de obra, sobre o valor de inputs e parâmetros de engenharia de rede que se devem utilizar.

Asssim, solicita-se aos interessados que colaborem, fornecendo valores daquelas variáveis para 'custeio@icp.pt'

Em breve estarão disponíveis no site do ICP, para consulta, todos os inputs e parâmetros de engenharia.


Consulte: