Tráfego dos serviços postais explorados em concorrência atinge 78 milhões de objectos

contentArea_6

Durante o 4.º trimestre de 2007, o tráfego dos serviços postais explorados em regime de concorrência atingiu cerca de 78 milhões de objectos.

O tráfego postal de serviços liberalizados cresceu 10,3% face ao trimestre anterior e 0,8% em termos homólogos. O último trimestre de cada ano é sempre caracterizado por um significativo aumento do tráfego postal associado ao período do Natal e Ano Novo.

No período em análise, o tráfego postal nacional totalizou cerca de 72 milhões de objectos, tendo o tráfego internacional de saída registado quase seis milhões de objectos. O tráfego nacional representa 93% do total do tráfego postal explorado em concorrência e o tráfego internacional de saída os restantes 7%.

Pelos motivos sazonais referidos, o tráfego total cresceu de forma significativa (10%) neste último trimestre do ano. Em termos homólogos, o tráfego total cresceu a uma taxa inferior a 1%.

O tráfego nacional foi o principal responsável pelo crescimento verificado, tendo aumentado cerca de 11,8% em relação ao trimestre anterior e 1,9% em termos homólogos.

O tráfego internacional de saída caiu 5,6% em relação ao trimestre anterior. Face ao período homólogo sofreu uma redução de 10,9%.

A diminuição do tráfego internacional de saída em termos trimestrais foi principalmente influenciada pela redução de tráfego de correspondências distribuídas pelas empresas do Grupo CTT. O decréscimo em termos anuais é ainda explicado pela redução do tráfego do correio editorial do Grupo CTT no segmento internacional. De facto, as alterações ocorridas no enquadramento legal do Porte Pago têm afectado a evolução deste tipo de objecto postal.

Na área liberalizada, o Grupo CTT foi responsável por cerca de 95% do tráfego nacional e por 84% do tráfego internacional de saída.

Neste período, dos cerca de 78 milhões de objectos postais explorados em regime liberalizado, aproximadamente 5 milhões enquadravam-se na categoria de correio expresso e cerca de 72 milhões integravam as restantes categorias de serviços. O correio expresso representava cerca de 7% do total do tráfego explorado em concorrência, enquanto que as restantes categorias constituíam 93% do total.

Neste trimestre, o tráfego dos serviços de correio expresso cresceu 21,6% em relação ao trimestre anterior, devido particularmente ao acréscimo de encomendas postais nacionais. Os serviços não enquadrados na categoria de correio expresso registaram um crescimento de 9,5%, provocado pelo aumento trimestral do correio editorial e da publicidade endereçada do Grupo CTT no segmento nacional.

Em termos homólogos, o tráfego dos serviços de correio expresso cresceu cerca de 7%, enquanto o tráfego dos serviços não enquadrados nesta categoria cresceu apenas 0,4%.

No que diz respeito à estrutura da oferta, no final de 2007 as empresas do Grupo CTT detinham uma quota de 42,6% do tráfego do correio expresso (menos 0,9 pontos percentuais do que a registada no trimestre anterior) e de 97,6% do tráfego dos serviços não enquadrados na categoria de correio expresso.

Consulte:

Relatórios trimestrais - por serviço http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=277786

Classifique este conteúdo:
|
Votos: 0
  • Mau
 


serviceArea_7
Serviços e Informações Úteis

Consulta sobre o mercado grossista de terminação de chamadas na rede telefónica pública num local fixo - comentários até 26.08.2014 - e sobre o modelo de custeio de terminação fixa - comentários até 05.09.2014 (prazo prorrogado)

Consulta sobre parâmetros de qualidade de serviço e objetivos de desempenho do serviço postal universal - comentários até 05.09.2014

Consulta sobre critérios de fixação dos preços do serviço postal universal - comentários até 05.09.2014

Concurso público para aquisição de uma solução integrada de serviços de impressão e cópia - propostas até 13.10.2014





Biblioteca ANACOM

Está disponível a Biblioteca ANACOM, portal que permite ao utilizador ter acesso ao catálogo bibliográfico desta Autoridade.

Sabia que quando viaja para outro país, as suas comunicações móveis, em roaming, podem ser menos dispendiosas? Saiba como ir, falar e poupar em: www.roaminglight.net.

Sabia que, quando viaja para outro país, as suas comunicações móveis, em roaming, podem ser menos dispendiosas? Saiba como ir, falar e poupar

Serviço Universal

Concursos para seleção do(s) prestador(es) do serviço universal de comunicações eletrónicas

Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2015 (WRC-15), Genebra, 2-27.11.2015

Portal do Consumidor

Aceda também ao simulador COM.escolha e saiba quais os tarifários e serviços de comunicações mais vantajosos para si

Campanha TDT

Informe-se sobre os apoios à aquisição de equipamento e instalação de receção da TDT

Entendimentos, esclarecimentos e comunicados produzidos pela ANACOM entre 2004 e 2013

Aceda aqui aos serviços que prestamos por via eletrónica

Audiotexto, ITED, ITUR, licenciamento redes radiocomunicações privativas, tarifários serviço móvel, oferta lacete local, PNN, portabilidade, R&TTE, roaming, radiocomunicações por satélite, telefone fixo e serviço universal, SVA baseados em SMS, televisão digital terrestre, VoIP