19. Como poderei esclarecer as dúvidas que me surjam?
Os pedidos de esclarecimento deverão ser dirigidos ao Serviço de Atendimento da ANACOM, em Lisboa (Rua Ramalho Ortigão, 51), em Barcarena (Alto do Paimão), no Porto (Rua Direita do Viso, 59), nos Açores (Rua dos Valados - Relva – Ponta Delgada) e na Madeira (Rua do Vale das Neves, 19 - Funchal). Estes serviços estão abertos ao público entre as 9H00 e as 16H00. Também poderá encaminhá-los por via eletrónica, utilizando o endereço info@anacom.ptmailto:info@anacom.pt.
Poderá ainda recorrer ao site da ANACOM em https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2, consultando diretamente o PNNhttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2109.
Para informações específicas, convirá recorrer ao seu prestador de serviços.
Exemplos:
|
Antes de 31 de outubro |
A partir de 31 de outubro |
Serviço fixo de telefone: - O total de algarismos a marcar é sempre 9 - Marca o número sempre da mesma forma, de onde quer que ligue - O indicativo passa a fazer parte do número - O "0" inicial é substituido pelo "2". Assim, todos os números do serviço fixo começam por 2. |
Por exemplo: Lisboa (01) XXX XX XX Porto (02) XXX XX XX P. Delgada (096) XX XX XX
Funchal (091) XX XX XX |
Por exemplo: Lisboa 21 XXX XX XX Porto 22 XXX XX XX P. Delgada 296 XX XX XX
Funchal 291 XX XX XX |
Serviço móvel terrestre: - O total de algarismos a marcar é 9 - Marca o número sempre da mesma forma, ainda que esteja a ligar para um telemóvel da mesma rede - Sai o "0" inicial - Sai o "3" a seguir ao "9" |
0931 XXX XX XX 0933 XXX XX XX 0936 XXX XX XX |
91 XXX XX XX 93 XXX XX XX 96 XXX XX XX |
Serviço de chamada de pessoas (bip, paging): - Sai o "0" inicial - Mantem-se o restante número
|
0941 XX ... XX 0943 XX ... XX 0944 XX ... XX |
941 XX ... XX 943 XX ... XX 944 XX ... XX |
Serviço de transmissão de dados (internet): - O total de algarismos a marcar é sempre 9 - Sai o "0" inicial - Acrescenta 3 zeros no fim do número |
067 XX XX |
67 XX XX 000 |
Outros serviços: - O total de algarismos a marcar é 9 - Sai o "0" inicial |
0800 XX XX XX 0601 XX XX XX |
800 XX XX XX 601 XX XX XX |
Marcação do estrangeiro para Portugal: Para o serviço fixo - Entra o "2" a seguir ao código do país
Para o serviço móvel terrestre - Sai o "3" a seguir ao "9" |
Lisboa +351.1 XXX XX XX Faro +351.89 XX XX XX +351.93X XXX XX XX |
Lisboa +351.21 XXX XX XX Faro +351.289 XX XX XX +351.9X XXX XX XX |
Chamadas Internacionais - A maneira de marcar de Portugal para o estrangeiro não se altera. Continua a marcar como sempre fez. |
||
Números que se mantêm: - Por exemplo o 112 (emergência) e o 117 (proteção à floresta) |
Atenção: este folheto não contempla todas as alterações resultantes do Novo Plano Nacional Numeração.
- Os vários prestadores do serviço telefónico acessível em local fixo que oferecem o serviço através de acesso direto serão identificados por algum dígito? https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=917499
- Se mudar de prestador de acesso direto, posso manter o mesmo número de telefone? https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=917519
- Quanto tenho de pagar para portar o meu número? https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=917780
- Ao mudar de prestador do serviço telefónico acessível ao público em local fixo ou do serviço telefónico móvel, mantendo o mesmo número, continuarei a pagar a assinatura que atualmente pago relativamente ao telefone (fixo ou móvel) em causa? https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=917800
- Ao mudar de prestador do serviço telefónico móvel, mantendo o mesmo número, e sendo um cartão pré-pago, poderei fazer chamadas com o cartão inicial? https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=917839
- Como sei se estou a fazer uma chamada para um número do mesmo prestador? https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=917859
- O que posso fazer se não estiver, em caso algum, interessado em receber esse aviso? https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=917919
- Quando faço uma chamada para um número portado, vou pagar um preço diferente do que vigorava antes da portabilidade? https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=917960
- Quais são os números dos serviços informativos onde se pode saber a tarifa aplicável a uma chamada para um número portado? https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=918040
- Chamadas para o número nacional de emergência https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=918100
- Chamada local https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=918139
- Chamada regional ou interurbana https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=918141
- Chamada de Portugal para o estrangeiro https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=918143
- Chamada do estrangeiro para Portugal https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=918145
- Chamada de/para uma rede móvel https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=918160
- Acesso à Internet https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=918162
- Chamadas de audiotexto https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=918180
- Chamadas gratuitas e de custos partilhados https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=918219
- Como poderei esclarecer as dúvidas que me surjam? https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=918239