OCDE - Declaração de Seul sobre o Futuro da Economia da Internet


No âmbito da reunião ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que decorreu em Seul, na Coreia, a 17 e 18 de Junho de 2008, foi assinada pelos países participantes uma declaração conjunta sobre o Futuro da Economia da Internet.No documento, intitulado Declaração de Seul, os signatários assumem o compromisso de facilitar a convergência entre redes digitais, dispositivos, aplicações e serviços, nomeadamente através do ambiente regulatório e do apoio à natureza aberta, descentralizada e dinâmica da Internet, e comprometem-se a fomentar a criatividade no desenvolvimento, utilização e aplicação da Internet. É igualmente defendido o fortalecimento da confiança e segurança das redes, através da protecção das infra-estruturas de informação críticas, a nível nacional e internacional, da redução da actividade maliciosa (caso do spam, por exemplo) e da garantia da protecção de dados pessoais e identidades digitais, entre outros.

A Declaração de Seul proclama ainda a globalização da Economia da Internet, nomeadamente através da expansão do acesso à Internet e às tecnologias da informação e comunicação (TIC), especialmente para as pessoas dos países em vias de desenvolvimento. São também defendidas políticas que tirem partido da Internet e das TIC para fornecer melhores serviços às pessoas com deficiência e necessidades especiais.

O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, apelou a que seja feita uma revisão, dentro de três anos, do progresso trazido por esta Declaração. Nesse âmbito, considerou ''uma eternidade em tempo da Internet'' o período de dez anos que decorreu desde a última reunião em que se discutiu a importância da Internet (reunião ministerial sobre comércio electrónico, em Otava), situação que não deve repetir-se.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: