ANACOM

!    
TÍTULO/RESP.:

A sociedade em rede em Portugal 2008 [documento electrónico] / Gustavo Cardoso...[et al.]

AUTOR(ES):

CARDOSO, Gustavo Leitão, 1969-, colab.

PUBLICAÇÃO:

Lisboa: Obercom, 2009-

DESC.FÍSICA:

v.

NOTAS:

1º Flash report: Internet. - 16 p
. 2º Flash report: Multitasking e preferências de media na sociedade em rede. - 20 p
. 3º Flash report: A experiência televisiva na sociedade em rede.- 21 p
. 4º Flash report: Cinema nos múltiplos ecrãs da sociedade em rede.- 17 p
. 5º Flash report: Apropriações do telemóvel na sociedade em rede.- 21 p
. 6º Flash report: Videojogos na sociedade em rede. - 11 p
. 7º Flash report: Música 2.0.- 2010. -18 p.
1º Flash : Qual a taxa de utilização da Internet em Portugal? Qual a frequência média de utilização? E qual a principal razão invocada para a não utilização desta nova tecnologia de informação? Estas são algumas das questões que serão abordados neste breve relatório que pretende disponibilizar um breve olhar sobre o panorama da Internet em Portugal. O estudo aqui disponibilizado será o primeiro de um conjunto de Flash Reports publicados pelo OberCom dedicado à análise dos dados do inquérito Sociedade em Rede de 2008.
2º Flash: Numa era de proliferação dos dispositivos e meios tecnológicos, cerca de 30,8% dos portugueses costuma falar ao telefone ou ao telemóvel enquanto vê televisão, e perto de 14% tem o hábito de enviar SMS, deixando antever novos padrões de consumo de media, nomeadamente a tendência crescente para o Multitasking.
3º Flash: Com o início das emissões de TDT (Televisão Digital Terrestre) em Portugal a 29 de Abril, e dada a crescente consolidação das ofertas de IPTV, o sector televisivo atravessa na era actual uma fase de profundas alterações, quer em termos de dinâmicas do mercado, quer no que se refere aos consumos. Neste âmbito, o presente relatório tenta caracterizar a experiência televisiva dos portugueses, examinando para tal 1) Plataformas de Acesso TV; 2) Consumos TV; 3) Qualidade e Regulação da Experiência Televisiva.
4º Flash: Mais um relatório de análise dos indicadores provenientes do inquérito OberCom “Sociedade em Rede” de 2008. Desta vez propomos um breve retrato dos consumos de cinema em Portugal através da análise dos seus vários suportes de mediação. A começar vemos que mais de um quarto não têm por hábito ver filmes, sendo as principais razões apontadas para essa renúncia a falta de disponibilidade e de interesse. Os dados revelaram que a televisão é o suporte privilegiado da maioria dos portugueses para o visionamento de filmes. De seguida, vemos que dos que costumam ver filmes, 20% elege o DVD ou vídeo como segundo suporte privilegiado.
5º Flash report: Os telemóveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano e, hoje em dia, é difícil concebermos o mundo sem eles. Se um indivíduo se perde, telefona a pedir indicações do caminho, em vez de perguntar a alguém na rua. Manifestações são convocadas através de SMS O telemóvel é também agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, walkman, rádio, despertador, consola de jogos, calculadora e relógio. Em consequência, conceitos tais como "Sociedade das Comunicações Móveis" (Castells, 2004), "Cultura do Telemóvel" (Goggin, 2006), ou "Thumb Culture" (Glotz, 2005, referindo-se ao uso do polegar para comandar o telemóvel) foram desenvolvidos, pretendendo dar conta de um novo paradigma social que a mobilidade, em geral, e os telemóveis, em particular, impuseram ao nosso quotidiano. Como é que o facto de podermos estar acessíveis a qualquer hora e lugar (e, simultaneamente, termos permanentemente a oportunidade de contactar outros) alterou a nossa sociedade e a configuração das nossas relações sociais? Quais as dimensões e a extensão desta transformação? A presente análise tenta fornecer pistas de resposta a tais interrogações, e integra-se no âmbito do projecto A Sociedade em Rede em Portugal 2008 desenvolvido pelo OberCom. Os dados apresentados resultam da aplicação de um Inquérito por questionário a uma amostra representativa da sociedade portuguesa (ver ficha metodológica). Numa primeira fase analisaremos a posse deste tipo de equipamentos em Portugal, seguindo-se a análise da frequência e intensidade de utilização dos telemóveis. Num terceiro momento serão abordadas as várias apropriações que podem ser feitas deste dispositivo, destacando-se por fim o papel dos telemóveis enquanto mediadores das relações sociais.
6º Flash report: Apoiando-se nos dados do inquérito Sociedade em Rede 2008 levado a cabo pelo OberCom, o presente relatório pretende disponibilizar um breve olhar sobre um importante e inovador sector do audiovisual e multimédia, a saber, o dos videojogos. A análise dos indicadores permite perceber um grau de penetração do consumo dos videojogos a rondar os 12% da população acima dos 15 anos. Destes vimos que cerca de 17% dos videogamers joga, em média, uma hora por dia e mais de metade dos videogamers joga, em média, duas horas por semana. Os dados indiciam ainda uma maior propensão para o consumo de videojogos em indivíduos do sexo masculino, jovens ou jovens-adultos e com qualificações escolares de nível médio ou superior. Estes videogamers elegeram como plataformas preferidas os computadores pessoais, seguidos da Playstation 2, telemóvel e Playstation Portable.
7º Flash report: Assistimos nos últimos anos a mudanças radicais no campo musical, quer na dimensão do consumo, quer a jusante, na esfera da produção e distribuição. Os formatos de audição musical alteraram-se profundamente com a difusão da comunicação em rede e a progressiva digitalização de conteúdos, ao ponto de se falar de uma mudança paradigmática - a Música 2.0 O relatório pretende disponibilizar ao leitor um olhar sobre o consumo de música em Portugal, através da análise dos principais resultados do inquérito Sociedade em Rede 2008 do OberCom. A leitura deste permitirá perceber que são os mais jovens e os internautas os que mais desfrutam desta nova forma de ouvir, descobrir e partilhar música em rede, revelando padrões de consumo, práticas, usos sociais e apropriações intra e inter cruzadas de media - crossmedia.

TEMA:

Comunicações Eletrónicas

ASSUNTOS:

Comunicações eletrónicasInternetTDTEstatísticas

DATA PUB.:

2009

TipoReg:

Multimédia

LÍNGUA:

POR

Monografias