ANACOM

O cabo submarino num mar de conetividades.pdf    
TÍTULO/RESP.:

O cabo submarino num mar de conetividades

 

= The submarine cable in a sea of connectivity / org. Autoridade Nacional de Comunicações; coord. Fundação Portuguesa das Comunicações

AUTOR(ES):

O CABO SUBMARINO NUM MAR DE CONETIVIDADES, Exposição, 2015-2017PORTUGAL. Autoridade Nacional de Comunicações, org. expos.FUNDAÇÃO PORTUGUESA DAS COMUNICAÇÕES, ed. lit.

PUBLICAÇÃO:

Lisboa: [s.n.], 2015

DESC.FÍSICA:

53 p. ; 27 cm + 1 CD-ROM

NOTAS:

Exposição patente na Fundação Portuguesa das Comunicações de 19 de maio de 2015 a 30 de abril de 2017
Também disponível em PDF
"A exposição “O cabo submarino num mar de conetividades”, promovida pela ANACOM e coordenada pela Fundação Portuguesa das Comunicações, foi inaugurada no dia 18 de maio de 2015, por ocasião das comemorações do 150º aniversário da UIT, no Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. Esta mostra, com o Alto Patrocínio de sua Excelência o Presidente da República, realça o importante papel que Portugal tem tido na rede mundial de cabos submarinos, desde 1870, ano em que entrou ao serviço o primeiro cabo telegráfico submarino que ligava Portugal ao Reino Unido. A localização geoestratégica de Portugal e a sua capacidade de inovação foram elementos essenciais para o país ser um ponto de amarração de sistemas internacionais, promovendo e facilitando o tráfego entre os continentes e contribuindo para unir as comunidades. Ao longo de várias décadas Portugal, conseguiu atrair várias companhias de cabo submarino, inglesas, norte-americanas, alemãs e italianas. As principais estações portuguesas de cabos submarinos internacionais eram Carcavelos, Horta (Açores), Funchal (Madeira) e São Vicente (Cabo Verde). Hoje, há mais de meio milhão de quilómetros de cabos submarinos óticos nos 5 oceanos e Portugal conta com 10 amarrações de sistemas submarinos óticos internacionais, um dos principais pontos de amarração de cabos e é ainda o único país no mundo com ligações diretas com todos os continentes, à exceção da Antártida. Todo este enorme crescimento da instalação de cabos submarinos e das suas capacidades tem uma explicação: Internet. A Internet, como a conhecemos nos dias de hoje, requer velocidades e capacidades elevadas só possíveis com a transmissão ótica, sendo o cabo submarino a grande autoestrada das comunicações. É por aí que passa 99% do tráfego Internet entre os vários continentes. É neste contexto, do passado ao presente, que esta exposição pretende dar a conhecer aspetos históricos ligados a esta tecnologia, os seus atuais desenvolvimentos e ainda perspetivar o futuro deste importante sistema de transmissão."

TEMA:

ANACOM (Obras editadas pela ANACOM)

ASSUNTOS:

Cabos submarinosComunicações -- História

CDU:

654.1

DATA PUB.:

2015

TipoReg:

Material Textual Impresso

LÍNGUA:

POR

Monografias  
COTALOCALCÓDIGO BARRASTIPO EXEMPLARESTADO
ANACOM DI 241CDI1040173ICP DOC. INTERNALivre