Dando seguimento ao lançamento, em 2005, o ICP-ANACOM levou a cabo, em 2006, uma campanha informativa sobre o OT do serviço telefónico móvel, um simulador criado e desenvolvido pelo ICP-ANACOM em parceria com os três operadores do serviço telefónico móvel ? a TMN, a Vodafone Portugal e a Optimus. O OT permite aos consumidores consultar e comparar, gratuitamente e de forma interactiva, os tarifários que se encontram em vigor, a nível nacional, para as chamadas de voz, SMS e MMS.
A campanha informativa decorreu entre 17 de Abril e 30 de Julho de 2006 com o principal objectivo de promover o OT junto dos utilizadores de comunicações telefónicas móveis através de diversos suportes de comunicação: folheto e cartaz informativos, banner para diversos sítios na Internet e anúncios informativos na imprensa, em revistas sectoriais, de associações de consumidores e na rede de Multibanco nacional. Contou ainda com a participação de várias entidades, desde associações representativas do sector das comunicações, associações de defesa dos consumidores e vendedores de equipamentos móveis, a organismos públicos, como o Instituto do Consumidor. Por outro lado, procurou-se ampliar o efeito desta divulgação mediante a sua presença noutros espaços, como estações de correio, lojas do cidadão, estabelecimentos de ensino superior e de ensino secundário, câmaras municipais e cybercentros.
Esta campanha informativa teve um impacte positivo na utilização do OT, cuja média diária do número de acessos e de operações de simulação realizadas passou, respectivamente, de 55 e 71, no mês anterior ao arranque da campanha, para valores médios diários de 341 acessos e 438 operações realizadas, no mês após o início da campanha.
Em termos de utilização, o OT registou, durante o ano de 2006, cerca de 43,2 mil acessos e mais de 57,1 mil operações de simulação realizadas, ao que corresponde uma média de cerca de 3.600 acessos e 4.760 simulações mensais.