Estrutura


/ Atualizado em 28.10.2008

Ao nível da Plenária e após a consulta aos membros, foi aprovada a estrutura da Assembleia, que será composta pelos seguintes Comités:

  • Comité 1 (Comité de Gestão)

Tem como principais competências a coordenação das questões relacionadas com o funcionamento do trabalho da Assembleia e o planeamento de reuniões, de forma a evitar duplicações.

  • Comité 2 (Controlo Orçamental)

Determina a organização e os serviços disponíveis para os delegados e aprova as despesas incorridas no âmbito da Assembleia. Adicionalmente, elabora estimativas sobre os custos que deverão decorrer da aprovação dos assuntos em debate na Assembleia. Estima igualmente as necessidades financeiras da UIT-T até à próxima WTSA, com o intuito de definir o orçamento bianual.

  • Comité 3 (Métodos de Trabalho da UIT-T)

A este Comité compete a preparação de propostas relacionadas com os métodos de trabalho da UIT-T com base no relatório do Grupo Consultivo de Normalização das Telecomunicações (Telecommunication Standardization Advisory Group - TSAG) e em propostas dos Estados Membros e dos Membros de Sector.

  • Comité 4 (Programa de trabalho e organização da UIT-T)

Tem como funções analisar e preparar propostas sobre o programa e a organização do trabalho da UIT-T e, consequentemente, a estrutura necessária para apoiar o programa de trabalho definido. Determina também a estratégia do sector com relação aos resultados relevantes da Conferência de Plenipotenciários, nomeadamente, sobre o Plano Estratégico da União e sobre a interligação dos Planos operacional, financeiro e estratégico.

  • Comité 5 (Comité Editorial)

Compete-lhe harmonizar o vocabulário de quaisquer textos que sejam deliberados na WTSA e alinhar os textos das várias línguas oficiais da UIT.

Além destes Comités, foi igualmente aprovada a criação de dois Grupos de Trabalho para debater assuntos de maior especificidade:

  • Grupo de Trabalho da Plenária 1 (Assuntos relacionados com os resultados da Cimeira Mundial da Sociedade de Informação – WSIS)

Este Grupo deverá avaliar o papel da UIT-T na implementação dos resultados da WSIS e analisar questões relativas a Resoluções adoptadas na Conferência de Plenipotenciários de 2006 (PP-06).

  • Grupo de Trabalho da Plenária 2 (Redução da Fractura Digital)

A este Grupo cabe a análise das questões que visam promover o acesso às telecomunicações, contribuindo para a redução da fractura digital. Deverá ainda considerar propostas de Estados Membros e de Membros de Sector relacionadas com a fractura digital, incluindo a criação de grupos regionais.