Curriculum Vitae


Engenheiro José Manuel Toscano

Engenheiro de formação, José Manuel Toscano conta com mais de 25 anos de experiência no sector das telecomunicações e tem assumido cargos de gestão tanto no sector público como privado, bem como em organizações regionais e internacionais nesta área.

A sua experiência profissional, anterior ao actual cargo de Director de Relações Internacionais na Organização Internacional de Telecomunicações por Satélite (ITSO), abrange posições executivas no regulador das comunicações em Portugal (ANACOM) e na Comissão Europeia (CE), responsabilidades de gestão de alto nível no sector privado das telecomunicações em Portugal, bem como funções no ensino em várias universidades portuguesas. Esteve também activamente envolvido na definição, desenvolvimento e trabalho de inúmeras entidades regulamentares regionais e internacionais nas áreas das telecomunicações e comunicações por satélite, designadamente, e além da CE, a União Internacional das Telecomunicações (UIT) e a Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT) e no âmbito do GSM MoU, estando particularmente habilitado e familiarizado a trabalhar em ambiente multicultural.

O José Manuel Toscano é um líder com visão. Bom comunicador e orientado para os objectivos, José Manuel Toscano distingue-se na resolução criativa de problemas e tem demonstrado repetidamente a sua capacidade de criar consensos e alcançar resultados em situações e ambientes políticos e comerciais altamente complexos. Detém uma experiência bem sucedida em liderança, visão e resolução criativa, em contexto internacional.

Qualificações

  • Liderança
     
    Capacidade para pensar estrategicamente e estabelecer liderança, visão e resolução criativa em ambiente multicultural.
     
  • Análise Técnica/ Regulamentar
     
    Longa experiência na análise legal e técnica de assuntos políticos, comerciais e regulamentares complexos e na formulação de soluções inovadoras e posições equilibradas em assuntos como privatizações, comunicações móveis e por satélite, acesso e interligação, licenciamento, serviço universal, numeração, análise de mercado e gestão do espectro radioeléctrico.
     
  • Capacidades Negociais
     
    Experiência comprovada em negociação. Capacidade de análise, negociação e redefinição da política governamental e de influenciar resultados mutuamente benéficos para organizações governamentais e sector privado. Experiência em negociações de alto nível, bem como em análise sectorial internacional, apontando para as opções políticas apropriadas e equilibrando essas opções com as necessidades comerciais.
     
  • Comunicação e Relações Interpessoais
     
    Capacidades de comunicação e de relações interpessoais bem desenvolvidas. Altamente competente em apresentações orais e escritas, incluindo exposições em público, condução de seminários de formação para reguladores estrangeiros e a ministrar aulas.
     
  • Línguas
      
    Fluente em Inglês, Francês, Espanhol e Português.

Experiência Profissional

  • Desde Junho 2003

ITSO
Washington, D.C., EUA
Director de Relações Internacionais

Desde Junho de 2003, o José Manuel Toscano exerce o cargo de Director de Relações Internacionais na Organização Internacional de Telecomunicações por Satélite (ITSO) – antiga “Intelsat”, com sede em Washington, D.C. As responsabilidades de José Manuel Toscano incluem monitorizar, coordenar e gerir as relações da ITSO com os seus 148 Estados membros, outras organizações internacionais, sectores público e privado do desenvolvimento, instituições financeiras, organizações regionais de telecomunicações, outras organizações de satélites e empresas de telecomunicações, autoridades reguladoras, instituições académicas e público em geral. Como tal, José Manuel Toscano tem sido fundamental para assegurar que os objectivos da reorganização da Intelsat, em 2001, são continuamente garantidos através do cumprimento das suas obrigações de serviço público para benefício de todos os países do mundo, em particular dos países em desenvolvimento e utilizadores dependentes do seu serviço, e que o património dos Estados membros da ITSO, sob a forma de posições orbitais, é preservado.

  • 1996 - Maio 2003

ICP-ANACOM
Lisboa, Portugal
Director

De 1996 a 2003, José Manuel Toscano foi colaborador do regulador das comunicações em Portugal (ANACOM), onde foi Director responsável pela Direcção de Engenharia e posteriormente Director de Relações Internacionais. Em 2000 foi-lhe igualmente atribuída a responsabilidade de gestão da Direcção Geral de Política de Comunicações, mantendo no mesmo período o seu cargo de Director de Relações Internacionais.

Enquanto Director da Direcção de Engenharia, elaborou o novo plano de numeração, assim como de política e legislação de gestão de espectro radioeléctrico para Portugal; delineou os termos de referência, e liderou a equipa de avaliação para a terceira licença móvel que cobriu o GSM 900 e o DCS 1800; preparou o quadro regulamentar para o T-DAB e assistiu na redacção do quadro regulamentar para o UMTS. José Manuel Toscano liderou ainda diversas equipas nos países de expressão portuguesa em África para assistir estes países na definição e implementação de processos de gestão de espectro, numeração, licenciamento móvel, entre outros.

Enquanto Director de Relações Internacionais, foi responsável pelas relações com entidades internacionais, regionais e da União Europeia (UE) e dirigiu com sucesso equipas portuguesas e europeias em diversas negociações e fora. Foi chefe da delegação portuguesa nas Conferências Mundiais de Radiocomunicações (CMR), em 1997 e 2000, bem como nas Conferências de Plenipotenciários de 1998, em Minneapolis e 2002, em Marraquexe, e ainda em várias reuniões do Conselho da UIT entre 1998 e 2003.

Durante a CMR-97, negociou com sucesso alterações nos planos dos Apêndices 30 e 30A do Regulamento de Radiocomunicações da UIT que foram benéficas para Portugal e Cabo Verde; liderou negociações em representação da Europa para criar o quadro regulamentar de uma nova tecnologia (HAPS), e esteve activamente envolvido nas negociações europeias sobre outras novas tecnologias (ex. GSO e NGSO). Na Conferência de Plenipotenciários de 2002 em Marraquexe, foi eleito vice-presidente do Comité sobre Assuntos Políticos e Reforma da UIT, e, como tal, foi um dos membros do Comité de Gestão da Conferência. Em Junho de 2000, José Manuel Toscano foi nomeado vice-presidente da CEPT e foi um dos membros da Troika da CEPT, mandatada em 2001 e 2002 para reestruturar a organização. De Janeiro a Junho de 2000, José Manuel Toscano foi responsável pela preparação das reuniões do Conselho de Telecomunicações da União Europeia, no âmbito da Presidência Portuguesa, e foi presidente do Grupo de Questões Económicas – Telecomunicações do Conselho de Ministros da UE. Neste contexto, coordenou o posicionamento e negociações portuguesas no que respeita à “Revisão 1999” da UE e à definição e implementação do novo quadro regulamentar para o sector.

  • 1988 - 1996  Comissão Europeia

Bruxelas, Bélgica
Direcção Geral XIII

De 1988 a 1996, José Manuel Toscano trabalhou na Comissão Europeia em Bruxelas, onde foi Chefe Adjunto do Sector sobre Open Network Provision on Access to Networks e Chefe em exercício do Sector de Mobile, Satellite, Frequencies and Numbering Policy. Como tal, foi vital na preparação das políticas chave europeias de liberalização das telecomunicações e esteve activamente envolvido na preparação, representação institucional e negociação, adopção e implementação nacional de várias iniciativas, incluindo a Directiva ONP, a Directiva da Concorrência, as Directivas e Livros Verdes sobre Serviços Móveis e de Satélites, e o Livro Verde sobre Convergência.

Durante este período, representou igualmente a Comissão Europeia em diversas instituições da UE (nomeadamente no Conselho de Ministros de Telecomunicações, Parlamento Europeu, Comité Social e Económico e Comité das Regiões) e em outros organismos europeus e internacionais (UIT, CEPT, OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, ETSI – Instituto Europeu de Normas e Telecomunicações, entre outros).

José Manuel Toscano foi também membro da equipa da Comissão Europeia que negociou o Anexo sobre Serviços do Acordo Geral sobre Comércio e Tarifas – Uruguay Round e da delegação da União Europeia nas conversações com os Estados Unidos da América (EUA) sobre a Infra-estrutura de Informação Global (IIG). Foi também o chefe de delegação da União Europeia nas reuniões dos Future Advanced Mobile Services (FAMOUS trilateral Europa, Japão e EUA).

  • 1980 - 1988  

CTT - Correios de Portugal
Lisboa, Portugal
Diversos cargos de gestão

De 1980 a 1988, José Manuel Toscano assumiu diversas posições de gestão nos CTT – Correios de Portugal, tendo sido responsável pelo Sector de Protocolo e Interfaces; e, ainda, responsável pela Unidade do Planeamento da Rede Telemática e pelas Estratégias da Unidade de Desenvolvimento. Durante este período, especializou-se em redes de dados privados, packet switched networks e serviços telemáticos.

  • 1982 – 1988  

Instituto de Matemática Aplicada
Lisboa, Portugal
Professor

- De Setembro de 1982 a Agosto de 1988, Professor de “Matemática” e Professor Assistente de “Métodos Matemáticos e Numéricos”;
- De Setembro de 1984 a 1988, Professor de “Tecnologia Material”, e “Cálculo Automático”.

  • 1979 – 1981

Instituto Superior Técnico
Lisboa, Portugal
Professor Assistente

De 1971 a 1981, professor Assistente de “Circuitos e Computação”, e “Introdução aos Circuitos e Sinais”.

Formação Académica

Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, licenciatura em Engenharia Electrotécnica (Telecomunicações e Electrónica), terminada a 20 de Outubro de 1980 (Maxima Cum Laude).

Mais informações:

PDF José Manuel Toscano Curriculum Vitae (373 Kb)

PDF José Manuel Toscano candidate for Director General of the International Telecommunications Satellite Organization (pocket folder) (1590 Kb)