EMERG - Grupo de Reguladores Euro-Mediterrânicos


O Grupo de Reguladores Euro-Mediterrânicos (EMERG), oficialmente criado em 1 de julho de 2008, em Malta, reúne representantes dos reguladores do sector das comunicações eletrónicas da região do Mediterrâneo, nomeadamente, dos membros do Grupo de Reguladores Independentes (IRG), do Norte de África e do Médio Oriente. A ANACOM participou na primeira plenária (2008, Malta), na qualidade de membro fundador do EMERG, no sentido de fomentar o envolvimento em iniciativas que visem um estreitamento da cooperação euro-mediterrânica.

Esta rede, baseada nos ideais e nos princípios da cooperação euro-mediterrânica, desenvolvida, desde 1995, no quadro do Processo de Barcelona e da política europeia de vizinhança, visa a partilha de experiências e uma maior consolidação e harmonização dos princípios de regulação. A par destes objetivos, a cooperação do EMERG reconhece a existência de desafios e oportunidades similares que, através de uma abordagem comum, poderão reverter-se na promoção da concorrência e estabilidade nos mercados de comunicações eletrónicas, no desenvolvimento de novas tecnologias e na superação do fosso digital, tornando os benefícios da sociedade de informação disponíveis a todos.

A Presidência do EMERG é exercida por um dos seus Estados Membros, pelo período de um ano, sendo que durante 2013 este cargo foi detido pela ANACOM.


Mais informação:

  • EMERG http://www.emergonline.org/