Introdução


O ICP-ANACOM tem vindo a promover anualmente um inquérito alargado ao consumo das comunicações electrónicas em Portugal, com o objectivo de complementar a informação estatística regularmente recolhida e outros estudos que vem desenvolvendo.

Todo este conjunto de informação é importante para a compreensão do que se passa nos mercados e identificação de tendências que permitam prospectivar a sua performance, aspectos particularmente relevantes para o posicionamento dos agentes económicos bem como para o planeamento e fundamentação da acção regulatória.

O último inquérito ao consumo das comunicações electrónicas em Portugal dirigido à população residencial realizou-se em Dezembro de 2008.

Embora alguns dos resultados já tenham sido utilizados avulsamente em publicações já editadas em 2009, apresenta-se agora, nos capítulos seguintes, uma síntese dos principais resultados do referido inquérito1.

Notas
nt_title
 
1 Todas as afirmações sobre o comportamento dos utilizadores constantes do presente relatório resultam de uma média das respostas dos participantes no inquérito, existindo a possibilidade destes resultados serem influenciados por erros de resposta não amostrais.