Apresenta-se de seguida o perfil do consumidor1 de serviços de comunicações electrónicas de acordo com a região, a estrutura familiar, a classe social, o escalão etário, o nível de escolaridade e a condição perante o trabalho. Apenas são mencionados no texto as diferenças estatisticamente significativas.
Região
A utilização dos serviços de comunicações electrónicas varia consoante a região onde o agregado familiar se insere.
Segundo os dados deste inquérito, o consumo do serviço telefónico móvel (M) é mais elevado nas regiões de Lisboa e Madeira, ultrapassando os 80 por cento em cada uma das regiões. É na região Centro que este serviço é menos utilizado (69 por cento).
Gráfico 3 - Posse de serviços de comunicações electrónicas por região NUTS II
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A taxa de penetração do serviço telefónico fixo (F) é superior nas regiões do Alentejo e Açores e mais reduzida na Região Autónoma da Madeira.
A taxa de penetração do serviço de acesso à Internet (I) ultrapassa os 50 por cento apenas na região de Lisboa. As regiões Alentejo e Centro evidenciam as menores taxas de penetração deste serviço (38 e 40 por cento).
O consumo do serviço de TV por subscrição (TV) é mais elevado nas Regiões Autónomas.
Estrutura familiar e classe social
Este inquérito evidencia que a presença de crianças no agregado familiar influencia o consumo do serviço telefónico móvel, do serviço de acesso à Internet e do serviço de TV por subscrição.
Já a presença de idosos no agregado familiar tende a reflectir-se num maior consumo do serviço telefónico fixo.
|
M |
F |
I |
TV |
Agregado familiar com ... |
||||
... crianças |
91,6 |
47,7 |
51,6 |
54,8 |
... idosos |
62,0 |
69,6 |
23,8 |
36,7 |
Total |
75,8 |
55,2 |
45,8 |
42,2 |
A dimensão do agregado familiar e a sua classe social são factores que também influenciam a utilização dos serviços de comunicações electrónicas.
Nos agregados familiares de pequena dimensão (um a dois indivíduos) a utilização destes serviços tende a ser menor que nos agregados familiares com três ou mais indivíduos.
Por outro lado, quanto maior a classe social, maior é o consumo dos diversos serviços de comunicações electrónicas.
À medida que a classe social do agregado familiar diminui observa-se uma quebra na penetração, nomeadamente, dos serviços de acesso à Internet e TV por subscrição.
Na classe social mais baixa (D) o consumo do serviço telefónico móvel é mais baixo que nas restantes classes sociais.
Gráfico 4 - Posse de serviços de comunicações electrónicas por dimensão familiar
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Gráfico 5 - Posse de serviços de comunicações electrónicas por classe social
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Escalão etário, nível de escolaridade e condição perante o trabalho
A idade, o nível de escolaridade e a condição perante o trabalho afectam o tipo de consumo de serviços de comunicações electrónicas.
Os indivíduos até aos 55 anos tendem a ter um consumo de serviços de comunicações electrónicas relativamente semelhante.
As diferenças mais significativas ocorrem no grupo a partir dos 55 anos onde se observa um menor consumo do serviço telefónico móvel, do serviço de acesso à Internet e do serviço de TV por subscrição e, em oposição, um maior consumo do serviço telefónico fixo.
Gráfico 6 - Posse de serviços de comunicações electrónicas por escalão etário
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Os indivíduos com um nível de escolaridade até ao 1º ciclo do ensino básico apresentam uma taxa de penetração do serviço telefónico fixo bastante superior aos restantes.
Gráfico 7 - Posse de serviços de comunicações electrónicas por nível de escolaridade
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Maiores níveis de escolaridade estão associados a um maior consumo do serviço telefónico móvel, do serviço de acesso à Internet e do serviço de TV por subscrição.
A taxa de penetração do serviço telefónico móvel e do serviço de acesso à Internet é superior no grupo de indivíduos “estudantes”.
Gráfico 8 - Posse de serviços de comunicações electrónicas por condição perante o trabalho
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A população reformada tende a preferir o serviço telefónico fixo por comparação aos restantes serviços de comunicações electrónicas.
1 Dada a natureza dos serviços de comunicações electrónicas, o serviço telefónico móvel tem por unidade de análise o “indivíduo” e os restantes serviços o “agregado familiar”. Os resultados relativos ao acesso à Internet advêm da aplicação de um ponderador específico que resulta de uma estratificação a posteriori com base em informação auxiliar sobre o acesso ao serviço de Internet disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística.