Notas metodológicas


O universo definido para o Inquérito ao consumo dos serviços de comunicações electrónicas foi o dos indivíduos com 15 ou mais anos, residentes em Portugal Continental ou nas Regiões Autónomas da Madeira ou dos Açores. Para a selecção dos entrevistados recorreu-se ao método de quotas de sexo, idade, instrução e ocupação, sendo que os agregados familiares foram previamente seleccionados por região e dimensão familiar.

Segue-se um quadro descritivo de pontos específicos do inquérito para cada um dos períodos:

 

Empresa associada

Método de recolha

Recolha de informação

Dimensão amostral

Margem de erro máxima(1)

Serviços de Comunicações Electrónicas

Dez. 2008

TNS-Euroteste

Presencial (CAPI)

5.Nov.2008 a 29.Dez.2008

3600 Entrevistas

(2040 – Continente; 780 R.A. Açores;

780 R.A. Madeira)

1,63

(Portugal)

2,17

(Continente)

3,50

(R.Autónomas)

M; F; I; TV

Dez. 2007

GfK Metris

Telefónico (CATI)

1.Nov.2007 a 17.Dez.2007

3504 Entrevistas (1724 - rede móvel 1780 - rede fixa)

1,66

M; F; I; TV

Dez. 2006

Marktest

Telefónico (CATI)

9.Nov.2006 a 29.Dez.2006

2519 Entrevistas (997 - rede móvel   1522 - rede fixa)

1,95

M; F; TV

(1) Margem de erro absoluta ou precisão absoluta (semiamplitude de um intervalo de confiança a 95% para uma proporção). As desagregações específicas dentro de cada serviço de comunicações electrónicas traduzem-se naturalmente em erros superiores. No caso concreto do inquérito de Dezembro de 2008, o serviço telefónico fixo apresenta uma margem de erro máxima de 2,2, o serviço telefónico móvel de 1,9, o serviço de acesso à Internet de 2,4 e o serviço de TV por subscrição de 2,5.

Os resultados foram reequilibrados para o universo de indivíduos e agregados familiares mediante a utilização de ponderadores. O ponderador dos indivíduos foi construído de forma a garantir a estrutura sociodemográfica da população portuguesa com 15 ou mais anos residente em alojamentos privados em Portugal e o ponderador do agregado familiar foi construído de forma a garantir a estrutura sociodemográfica da totalidade dos lares portugueses. Este processo baseou-se nos Censos de 2001 do INE.

Os resultados relativos ao serviço telefónico móvel resultam da aplicação do ponderador de indivíduos. A maioria dos resultados relativos aos serviços telefónico fixo, acesso à Internet e TV por subscrição resultam da utilização do ponderador do agregado familiar, exceptuam-se os casos de opinião directa ou experiência vivenciada pelo indivíduo que responde ao questionário (neste caso recorreu-se ao ponderador do indivíduo).