Comunicação Externa


Presença na Internet

Imagem e Conteúdos

Spectru


O ICP-ANACOM tem uma posição de abertura e de divulgação alargada de informação sobre o sector das comunicações e a sua actividade de regulação, com o objectivo de contribuir para um melhor esclarecimento do público em geral e para o desenvolvimento do sector. A divulgação de informação e a promoção da transparência são, de resto, atribuições do ICP-ANACOM estatutária e legalmente consagradas.

Neste sentido, divulga as suas decisões e iniciativas, bem como um leque variado de informações relevantes para o mercado, através da recolha, análise, tratamento e produção de conteúdos, recorrendo aos suportes privilegiados de comunicação de que dispõe, como o seu sítio na Internet, o boletim mensal Spectru e diversas publicações.

Esta Autoridade dedica especial atenção ao relacionamento com o público em geral, particularmente os consumidores e utilizadores de serviços de comunicações, através do tratamento das diversas solicitações que lhe são dirigidas, contexto em que se insere o seu serviço de Atendimento ao Público (ATP). O Centro de Documentação e Informação (CDI) constitui outra das vias de ligação com o público.

  • Presença na Internet

Presente na Internet desde 1997, o sítio do ICP-ANACOM, disponível em www.anacom.pthttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2, responde não só a uma obrigação estatutária, mas também ao objectivo de informar os diferentes tipos de públicos, com actualidade, sobre o sector das comunicações.

O ano de 2008 constitui um marco histórico na vida do domínio ANACOM. Com efeito, a 1 de Julho foi disponibilizado ao público o novo sítio na Internet, com uma imagem renovada, totalmente orientado para o utilizador e pensada para responder aos desafios e melhores práticas em matérias como a acessibilidade e a usabilidade. Este site inova pela exposição da classificação semântica das peças disponíveis e pela apresentação de uma estrutura taxionómica própria, embora partilhável com instituições interessadas. Foi ainda disponibilizada uma panóplia de novas funcionalidades que lhe conferem a respeitabilidade dos seus pares.

Foram introduzidas várias alterações estruturais, ao nível do desenvolvimento gráfico, usabilidade, acessibilidade, classificação semântica, Web móvel e desenvolvimento tecnológico.

O novo sítio na Internet integra ainda as seguintes funcionalidades: Robobraille, Subscrição, funções ''Citar'', ''Aumentar'' e ''Diminuir texto'', Google Maps, função ''Adicionar ao Calendário'', versão de alto contraste, introdução de novos serviços de pesquisa ITED, Google Search Appliance, Glossário dinâmico , impressão amigável e economizadora reservada à área do conteúdo, ''PDF on demand'', ''Capeamento'' de PDF e monitorização estatística.

Foram também melhoradas algumas das boas práticas que já vinham a ser desenvolvidas, como a disponibilização de uma versão inglesa praticamente equiparada à versão portuguesa e de uma versão texto (em português e em inglês) que visa facilitar o acesso da população com necessidades especiais aos conteúdos do sítio. Adicionalmente, o canal texto possibilita o acesso à informação por parte de plataformas tecnológicas menos convencionais, como televisão e consolas de jogos, entre outros equipamentos de terceira geração ou equipamentos menos convencionais.

O ICP-ANACOM apostou igualmente na visitabilidade dos conteúdos e, consequentemente, o número total de visitas ao sítio desta Autoridade foi, em 2008, superior a 2,1 milhões. Foram visualizadas aproximadamente 44 milhões de páginas, com um número médio diário de visitas na ordem das 6.000.

  • Imagem e Conteúdos

A disponibilização de informação no sítio envolve a pesquisa, selecção, análise, tratamento, validação e actualização de conteúdos, provenientes de diversas fontes nacionais e estrangeiras. Esta divulgação abrange não só as iniciativas e a actividade do regulador, com especial destaque para a publicação das deliberações aprovadas pelo Conselho de Administração do ICP-ANACOM com impacto externo, estudos, inquéritos de consumo e estatísticas do sector, mas também a actualidade sectorial ao nível europeu, com destaque para a União Europeia (UE) e mundial.

Em paralelo, criaram-se novas áreas temáticas a saber:

  • ''Compras Públicas'', que integra toda a informação relevante em termos de contratação pública, designadamente programas de concursos e cadernos de encargos, bem como a listagem dos concursos promovidos pelo ICP-ANACOM, cujos desenvolvimentos podem ser seguidos até à data da respectiva conclusão;
  • ''Comunicações de Emergência'', que divulga informação diversa sobre comunicações de emergência, incluindo as competências do ICP-ANACOM, a legislação nacional e comunitária em vigor, estudos e relatórios e links de interesse.

Reformularam-se ainda as áreas temáticas da ''Televisão Digital'', do ''Roaming Internacional'' e da ''Gestão do Espectro'' e criaram-se duas subsecções destinadas à divulgação dos eventos promovidos pelo ICP-ANACOM em 2008: uma sobre a ''Conferência ANACOM'', subordinada ao tema ''Serviço Universal'' e outra sobre o ''Workshop Normalização - Evolução da Infra-estrutura de Cabos em Edifícios'' que incluem toda a informação relevante (programa, localização, inscrição, apresentações, conclusões, etc.) sobre aqueles eventos.

No âmbito da ''Presença Internacional'', foi criada uma página destinada à promoção da candidatura nacional ao cargo de Director Geral da Organização Internacional de Telecomunicações por Satélite (ITSO), a qual teve sucesso, com a concretização da eleição na Assembleia de Partes que decorreu no Estoril, em Outubro de 2008.

Também áreas como as associadas aos ''Seminários ANACOM'' e às ''Consultas ANACOM'' exibiram conteúdos em destaque ao longo de todo o ano, em consonância com a actividade desenvolvida por esta Autoridade.

Por sua vez, o ''Observatório de Tarifários'' do serviço telefónico móvel - um simulador criado e desenvolvido pelo ICP-ANACOM, em 2005, em parceria com os três operadores do serviço telefónico móvel (TMN, Vodafone e Optimus), que permite aos consumidores consultar e comparar, gratuitamente e de forma interactiva, os tarifários que se encontram em vigor, a nível nacional, para as chamadas de voz, mensagens escritas (SMS) e mensagens multimédia (MMS) - registou, em 2008, uma utilização relevante: cerca de 16,9 mil acessos e mais de 15,3 mil operações de simulação realizadas, a que corresponde uma média de cerca de 1.408 acessos e 1.275 simulações mensais.

Foi mantida a colaboração com o Portal do Cidadão e com o Portal da Empresa.

No final do ano de 2008 encontrava-se disponível no Portal do Cidadão 14 serviços prestados pelo ICP-ANACOM com diferentes níveis de sofisticação: 1 serviço interactivo, 2 serviços de informação e 11 serviços do tipo transaccional.

Por sua vez, o Portal da Empresa dispunha, associados a esta Autoridade, de 37 serviços com diferentes níveis de sofisticação:

Quadro 11 - Nível de sofisticação dos serviços (Portal da Empresa)

Sofisticação de Serviço

N.º de Serviços

Descrição

Serviço informativo

8

Pode consultar informações sobre o serviço, horário e locais onde o pode realizar

Serviço interactivo

12

Pode efectuar download de formulários e ou submeter o seu pedido on-line

Serviço transaccional

17

É possível completar todo o processo on-line

  • Spectru

A publicação periódica Spectru constitui um dos principais suportes da comunicação institucional do ICP-ANACOM com o público, já que este boletim informativo oficial do regulador contribui decisivamente para o conhecimento alargado do sector das comunicações electrónicas e postais.

Em 2008, o boletim Spectru manteve a sua estrutura, reunindo em torno de três grandes áreas temáticas - as comunicações em Portugal, na Europa e no Mundo, notícias de fontes internas sobre a actividade regulatória e a presença do ICP-ANACOM em organizações internacionais, bem como conteúdos informativos de origem externa, nomeadamente de entidades homólogas e outras instituições de referência internacionais.

Foram igualmente publicados, numa base não regular, suplementos contendo informação legislativa e documentos relevantes, nacionais ou europeus.

Editado em papel apenas na versão portuguesa, o boletim Spectru tem uma tiragem de 500 exemplares, sendo distribuído por diversos organismos, incluindo ministérios, instituições de defesa dos consumidores, operadores e prestadores de serviços de comunicações, indústria, organismos homólogos nacionais e dos países de língua oficial portuguesa. No caso da versão em língua inglesa, editada electronicamente em formato PDF, os destinatários são, fundamentalmente, os responsáveis e colaboradores de autoridades reguladoras nacionais estrangeiras, assim como representantes sectoriais da Comissão Europeia e de diferentes entidades internacionais relevantes.

As duas versões electrónicas da Spectru, uma em português e a outra em inglês, são disponibilizadas no sítio do ICP-ANACOM na Internet recebendo mensalmente os respectivos subscritores um alerta, em simultâneo com a publicação de uma nova edição. Esta possibilidade de subscrição on-line, gratuita, existe desde 2003.

O boletim informativo Spectru, em formato electrónico, tinha 2.600 subscritores em Dezembro de 2008.

Quadro 12 - Evolução de novos subscritores do boletim Spectru

 

2003

2004

2005

2006

2007

2008

Total

Novos subscritores

481

669

491

291

388

280

2.600

Versão portuguesa

408

575

418

241

325

231

2.198

Versão inglesa

46

58

39

32

33

31

239

Ambas as versões

27

36

34

18

30

18

163