Laboratoriais


Tendo presente a necessidade de racionalizar e optimizar a actividade laboratorial, foi desencadeado um processo tendo em vista alterar o modelo de acreditação dos laboratórios (modelo clássico) para o modelo de acreditação flexível.

Iniciaram-se, assim, as diligências consideradas essenciais, com o objectivo de que a acreditação independente concedida a cada laboratório passe a ser reunida numa só acreditação. Em Junho de 2008 foi concedida pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) a acreditação única.

Laboratório de compatibilidade electromagnética (LCEM)

Em 2008, o número de equipamentos ensaiados foi de 105, dos quais 22 por solicitação de entidades externas e 85 para efeitos de apoio à área de fiscalização de mercado (cliente interno - DFI).

Mantém-se a acreditação concedida pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025 para realização de ensaios.

Dando seguimento às obrigações de evidência de aptidão, decorrentes desta acreditação, foi aceite o convite da organização de cooperação Ásia - Pacífico para a acreditação - APLAC, para participar num exercício de comparação interlaboratorial a nível internacional (coordenado a nível nacional pelo IPAC), na área da compatibilidade electromagnética, contemplando os ensaios de medição de emissões radiadas e conduzidas no porto de alimentação.

No contexto da Directiva R&TTE (1999/5/EC), foi adjudicada a aquisição de equipamento de teste para os ensaios de imunidade a perturbações radiadas e conduzidas, induzidas por campos de radiofrequência, dos equipamentos terminais de telefonia vocal da rede PSTN, tal como previsto na norma harmonizada EN55024.

Laboratório de ensaios de equipamentos de radiocomunicações (LR)

No âmbito da fiscalização do mercado de equipamentos de rádio (Directiva R&TTE), foram ensaiados 135 equipamentos de radiocomunicações com distintas aplicações, sendo 37 destes referentes a uma campanha Europeia de fiscalização.

Foram ainda efectuadas quatro acções de peritagem a equipamentos de radiocomunicações por solicitação de entidades judiciais e policiais.

Foi dada continuidade à realização de estudos e ensaios, tendentes a alargar o número de características passíveis de verificação laboratorial.

Todos os procedimentos técnicos e auxiliares que regem a actividade laboratorial foram alvo de revisão, numa perspectiva de melhoria e tendo em vista o seu enquadramento num sistema de laboratório único com acreditação flexível.

Laboratório de metrologia radioeléctrica (LMR)

Em 2008 o plano de calibrações internas foi cumprido, tendo sido calibrados 143 equipamentos. No respeitante ao número de calibrações realizadas para o exterior, o mesmo não sofreu alterações significativas relativamente a 2007, tendo sido calibrados 132 equipamentos.

Mantém-se a acreditação concedida pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, para realização de calibrações no domínio da área eléctrica e da frequência.

Dando seguimento às obrigações desta acreditação, o laboratório participou numa comparação interlaboratorial promovida pela Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal (RELACRE), relativa à calibração de Atenuação e VSWR (DC até 12 GHz).