Mensagem do Presidente


Num momento crucial para a modernização tecnológica de Portugal, é com grande empenho que o(a) alerto para a necessidade imperiosa de participar no processo de migração para este novo meio de transmissão televisiva, que vai levar a casa de todos os cidadãos, sem excepção, a televisão de elevada qualidade que substitui a "velha" televisão analógica.

Mais do que um simples salto tecnológico, a televisão digital terrestre (TDT) representa um salto qualitativo, garantindo melhores condições de som e imagem, para além de novas funcionalidades, a quem só recebe os quatro canais nacionais - RTP1, RTP2, SIC e TVI.

No caso das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, recordo que actualmente apenas são recebidos de forma gratuita, por via terrestre, dois canais – a RTP1 e a RTP Açores ou a RTP Madeira, respectivamente. Com a TDT, os residentes nestas Regiões Autónomas vão passar a aceder aos cincos canais – os quatro nacionais e o regional. 

Estando esta nova rede já implementada no território nacional, cabe a cada um participar neste processo de transição do analógico para o digital, garantindo que todos continuam a ver televisão, agora com melhor qualidade e outras funcionalidades não disponíveis anteriormente.

Passar para a TDT é fácil!

O Guia que tem em mãos vai ajudá-lo(a) a esclarecer algumas das suas dúvidas e explicar-lhe, de forma clara e simples, tudo o que tem de fazer. Com ele pode começar a preparar a entrada da TDT em sua casa. 

Até Abril de 2012, as emissões de televisão analógica chegam ao fim em todo o País,  por fases e por regiões. O início do processo foi a 12 de Maio de 2011, em Alenquer.

No final de cada uma destas fases, quem receber televisão através da tradicional antena no telhado (ou da antena interior) e não estiver preparado para receber TDT, ficará sem acesso à televisão.

Com a mudança para a TDT, todos teremos acesso a uma televisão verdadeiramente melhor. Não fique fora desta nova era.

Contamos consigo.

O Presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ICP-ANACOM)