Imprensa
Comunicados de imprensa em 2022
jun 2022
ANACOM fiscaliza 26 embarcações com a Polícia Marítima e com a Autoridade das Condições de Trabalho
Na generalidade dos casos, as estações de radiocomunicações instaladas funcionavam de acordo com a legislação em vigor. Houve apenas a apreensão de um emissor-recetor ilícito.
mai 2022
Reclamações no sector das comunicações caem 30% no 1.º trimestre de 2022
Lisboa e Setúbal são os distritos com maior número de reclamações por 10 mil habitantes. Bragança e Guarda são os que registam menos reclamações.
O estado das telecomunicações em Portugal e na UE numa imagem
No dia em que se comemoram as telecomunicações e a sociedade da informação, a ANACOM faz um retrato das comunicações eletrónicas em Portugal em 2021 e como se comparam a nível da União Europeia.
Serviços informativos da ANACOM registam elevada procura em 2021
O acesso à informação é uma questão da maior relevância para a ANACOM, que põe à disposição de todos novas plataformas com conteúdos relevantes.
abr 2022
ANACOM recebe menos notificações de incidentes de segurança
Em 2021, a maioria das notificações teve impacto em dois ou mais serviços de comunicações eletrónicas. A telefonia fixa foi o serviço mais vezes afetado, com 61% do total de notificações recebidas.
NET.mede realizou 1,2 milhões de testes à velocidade da Internet em 2021
De janeiro a dezembro de 2021, foram realizados cerca de 1,2 milhões de testes à velocidade, dos quais 73% realizados em acessos fixos nacionais de clientes residenciais e 19% em acessos móveis.
mar 2022
ANACOM fiscaliza centros de distribuição postal e deteta deficiências na distribuição
A ANACOM realizou 22 ações de fiscalização em treze centros de distribuição postal dos CTT, entre julho de 2021 e janeiro de 2022, e constatou a existência de deficiências.
ANACOM aplicou coimas no valor de três milhões de euros em 2021
Em 2021, a ANACOM decidiu 329 processos, dos quais 45% terminaram com a aplicação de coimas, 18% com aplicação de admoestações e 9% foram arquivados.
ANACOM registou 128,5 mil reclamações contra os prestadores de comunicações em 2021
Do total de reclamações de 2021, 63% dizem respeito a comunicações eletrónicas e 37% a serviços postais, que registaram o maior crescimento.
fev 2022
ANACOM sanciona MEO por adoção de práticas comerciais desleais na sequência dos incêndios de outubro de 2017
A ANACOM aplicou à MEO uma coima única de 48 mil euros, valor máximo legalmente permitido, pela prática dolosa de 16 contraordenações económicas graves.