Imprensa
Comunicados de imprensa em 2022
jul 2022
ANACOM determina redução de preços da MEO nas ofertas de acesso a condutas e a postes
Preços máximos da ORAC e da ORAP descem 35% e 20%, respetivamente.
ANACOM, DGC e CTT assinam convénio de preços do serviço postal universal
Este convénio, que define os critérios a que deve obedecer a formação dos preços dos serviços postais do SU, vai vigorar de 2023 a 2025.
MEO e Vodafone já distribuíram as freguesias em que terão de assegurar banda larga móvel a 100 Mbps a 90% da população
MEO e Vodafone já distribuíram as freguesias em que terão de assegurar banda larga móvel a 100 Mbps a 90% da população
ANACOM divulga um primeiro balanço sobre o desenvolvimento do 5G em Portugal
No final do 1.º semestre de 2022, existiam 2918 estações 5G espalhadas por 198 concelhos (64% dos concelhos no país) e 859 freguesias (28% das freguesias no país).
jun 2022
ANACOM fiscaliza 26 embarcações com a Polícia Marítima e com a Autoridade das Condições de Trabalho
Na generalidade dos casos, as estações de radiocomunicações instaladas funcionavam de acordo com a legislação em vigor. Houve apenas a apreensão de um emissor-recetor ilícito.
mai 2022
Reclamações no sector das comunicações caem 30% no 1.º trimestre de 2022
Lisboa e Setúbal são os distritos com maior número de reclamações por 10 mil habitantes. Bragança e Guarda são os que registam menos reclamações.
O estado das telecomunicações em Portugal e na UE numa imagem
No dia em que se comemoram as telecomunicações e a sociedade da informação, a ANACOM faz um retrato das comunicações eletrónicas em Portugal em 2021 e como se comparam a nível da União Europeia.
Serviços informativos da ANACOM registam elevada procura em 2021
O acesso à informação é uma questão da maior relevância para a ANACOM, que põe à disposição de todos novas plataformas com conteúdos relevantes.
abr 2022
ANACOM recebe menos notificações de incidentes de segurança
Em 2021, a maioria das notificações teve impacto em dois ou mais serviços de comunicações eletrónicas. A telefonia fixa foi o serviço mais vezes afetado, com 61% do total de notificações recebidas.
NET.mede realizou 1,2 milhões de testes à velocidade da Internet em 2021
De janeiro a dezembro de 2021, foram realizados cerca de 1,2 milhões de testes à velocidade, dos quais 73% realizados em acessos fixos nacionais de clientes residenciais e 19% em acessos móveis.