IV. A utilização dos serviços postais - receção de objetos


Os indivíduos inquiridos estimaram ter recebido cerca de 5 correspondências e 2 encomendas1 durante o mês de outubro de 2014.

Local da receção do correio

A maioria das correspondências e das encomendas foi recebida no domicílio (99 e 77 por cento, respetivamente).

No que diz respeito às encomendas observam-se diferenças quanto ao local de receção efetivo Vs desejado. Os clientes que recebem encomendas gostariam que estas fossem entregues mais em casa e menos nas estações de correio.

Gráfico 6 - Local efetivo e desejado para receção das encomendas

No que diz respeito às encomendas observam-se diferenças quanto ao local de receção efetivo Vs desejado. Os clientes que recebem encomendas gostariam que estas fossem entregues mais em casa e menos nas estações de correio.

Unidade: %.
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2014
Base: Indivíduos com 15 ou mais anos que receberam correspondência ou encomendas expressamente em seu nome durante 2014
Nota: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.

Frequência da entrega

Entre os inquiridos recetores de correspondências ou encomendas cerca de 87 por cento tem a perceção de que as entregas de correio na sua zona residencial são efetuadas diariamente.

Cerca de 3 por cento dos inquiridos preferiam que a distribuição fosse efetuada mais do que uma vez por dia e cerca de 13 por cento considera que, de acordo com as suas necessidades, a frequência de distribuição do correio na sua zona de residência poderia ser menor (de 2 em 2 dias ou mais espaçada).

A satisfação média com a regularidade de entrega do correio é de 8,4, numa escala de 1 (nada satisfeito) a 10 (muito satisfeito), valor abaixo ao registado em 2012 (8,6).

A receção do correio, o comércio eletrónico e as faturas eletrónicas

O inquérito revela ainda que 58,5 por cento dos indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores de Internet não efetuaram qualquer compra ou encomenda on-line durante 2014. Apenas 22,7 por cento referem ter realizado compras on-line.

Gráfico 7 - Número de compras on-line efetuadas nos últimos 12 meses

O inquérito revela que 58,5 por cento dos indivíduos com 15 ou mais anos utilizadores de Internet não efetuaram qualquer compra ou encomenda on-line durante 2014. Apenas 22,7 por cento referem ter realizado compras on-line.

Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2014
Base: Indivíduos que utilizaram Internet nos últimos 12 meses.
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.

Mais de metade dos indivíduos que efetuaram compras on-line indicou que, pelo menos uma entrega física foi feita no domicílio ou no local de trabalho pelos CTT (50,5 por cento) ou por outro prestador de serviços postais (17,3 por cento). Cerca de 20,4 por cento fizeram compras on-line que não implicaram entrega física (bilhetes para espetáculos, e-books, etc.) e 24,2 por cento dos indivíduos levantaram encomendas nos estabelecimentos postais.

Gráfico 8 - Meio de entrega das compras on-line

Mais de metade dos indivíduos que efetuaram compras on-line indicou que, pelo menos uma entrega física foi feita no domicílio ou no local de trabalho pelos CTT (50,5 por cento) ou por outro prestador de serviços postais (17,3 por cento). 

Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo dos Serviços Postais, dezembro 2014
Base: Indivíduos que efetuaram compras on-line (não inclui as não respostas)
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: Questão de escolha múltipla

Uma tendência que se tem vindo a registar nos últimos anos tem sido a substituição das faturas tradicionais por faturas eletrónicas, facto que tem tido um impacto negativo no volume de tráfego postal. Entre os respondentes que utilizam a Internet, cerca de 19 por cento referiram ter utilizado serviços de fatura eletrónica em 2014.

A caixa postal eletrónica dos CTT (ViaCTT) é conhecida por 34 por cento dos utilizadores de Internet. Destes, cerca de 16 por cento aderiram a esta forma de receção do correio em formato digital.

Notas

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1 Trata-se do número médio de correspondências / encomendas que os entrevistados estimam ter recebido.