Anexo - Notas metodológicas


O universo definido para o Inquérito ao consumo dos serviços postais foi o dos indivíduos com 15 ou mais anos, residentes em Portugal continental, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores. Os entrevistados foram selecionados através do método de quotas, tendo em conta o sexo, a idade, o nível de escolaridade e a condição perante o trabalho. Os alojamentos foram previamente selecionados tendo em conta a região/habitat.

No quadro seguinte caracterizam-se os inquéritos mencionados no corpo deste relatório:

 

Empresa associada

Método de recolha

Trabalho de campo

Dimensão amostral

Margem de erro
máxima(1)

Dez. 2014

Nielsen

Telefónico (CATI)

3 de nov. a
3 de dez. de 2014

1.340 entrevistas

2,68

Dez. 2012

GFK-Metris

Telefónico (CATI)

8 de nov. a
15 de dez. de 2012

1.374 entrevistas

2,64

Dez. 2010

TNS-Euroteste

Telefónico (CATI)

22 de nov. a
22 de dez. de 2010

1.342 entrevistas

2,68

(1) Margem de erro absoluta ou precisão absoluta (semiamplitude de um intervalo de confiança a 95 por cento para uma proporção) para as questões dirigidas ao total da amostra.

Os resultados foram reequilibrados para o universo de indivíduos mediante a utilização de ponderadores. O ponderador foi construído de forma a garantir a estrutura sociodemográfica da população portuguesa com 15 ou mais anos residente em alojamentos privados em Portugal. Este processo baseou-se nos Censos do INE mais recentes à data da realização do trabalho de campo.