2.3. Penetração por dimensão da empresa


Verifica-se que as pequenas e médias empresas (10 a 249 pessoas ao serviço) apresentam, em média, as penetrações mais elevadas para a generalidade dos serviços. A diferença é maior no caso do serviço de acesso à Internet, em particular no caso do serviço móvel, tal como já ocorria em 2012.

Gráfico 3 - Penetração de serviços por dimensão da empresaO gráfico 3 mostra a penetração de serviços por dimensão da empresa.

Unidade: %.
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014.
Base: Total de empresas com menos de 250 pessoas ao serviço de acordo com a sua dimensão.
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: STF - Serviço telefónico fixo; STM - Serviço telefónico móvel; SAIF - Serviço de acesso à Internet fixa; SAIM - Serviço de acesso à Internet móvel; STVS - TV por subscrição.

A penetração de banda larga móvel entre as pequenas e médias empresas em Portugal é superior à registada na média da UE28, encontrando-se na 11ª posição do ranking.

Todas as grandes empresas (250 pessoas ao serviço ou mais) em Portugal têm acesso à Internet, tal como ocorre na UE28. A penetração de banda larga fixa e de banda larga móvel nas grandes empresas em Portugal é superior à média da UE28.

Tabela 5 - Subscrição do serviço de acesso à Internet por dimensão empresarial no contexto da UE28

 

 

UE28
(%)

Portugal
(%)

Ranking PT
na UE28

Desvio
face UE28 (p.p)

Serviço de acesso à Internet

Pequenas e médias empresas

97

96

18º

-1

Grandes empresas

100

100

0

Banda larga fixa

Pequenas e médias empresas

92

92

20º

0

Grandes empresas

98

100

2

Banda larga móvel

Pequenas e médias empresas

63

65

11º

2

Grandes empresas

92

95

3

Unidade: %, p.p. 
Fonte: Eurostat, European ICT survey: "Information and Communication Technologies in enterprises", 2014
Base: Empresas de acordo com a respetiva dimensão empresarial