O principal tipo de ofertas subscritas pelas PME são ofertas multiple play ou em pacote. A penetração deste tipo de ofertas tem vindo a crescer substancialmente. Os pacotes são utilizados por 87,9 por cento das PME (+17,2 pontos percentuais que em 2012).
Gráfico 4 - Percentagem de empresas com serviços integrados em pacote
Unidade: %.
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2012 e 2014.
Base: Total de empresas com menos de 250 pessoas ao serviço.
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: A seta com orientação ascendente indica um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente representa uma diminuição estatisticamente significativa.
Os pacotes quadruple play STF+STM+BLF+BLM são os mais utilizados entre as microempresas e as PME (27,2 por cento) e os que mais cresceram nos dois últimos anos (+15,1 pontos percentuais). O pacote double play STF+BLF desceu para segundo lugar (20,6 por cento), baixando 20,1 p.p..
Gráfico 5 - Tipo de pacotes de serviços nas empresas
Unidade: %.
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2012 e 2014
Base: Total de empresas com menos de 250 pessoas com pacotes de serviços (não se incluem as não respostas)
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: A seta com orientação ascendente indica um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente representa uma diminuição estatisticamente significativa.
Nota 3: STF - Serviço telefónico fixo; STM - Serviço telefónico móvel; BLF - Banda larga fixa; BLM - Banda larga móvel; STVS - TV por subscrição.
De acordo com os dados do inquérito, cerca de 8,8 por cento das PME clientes de serviços em pacote dispunham de uma oferta desenhada à medida. A grande maioria (84,7 por cento) dispunha de uma oferta standard empresarial. As restantes empresas utilizam uma oferta residencial (4,5 por cento) ou não responderam (2 por cento).