3.1. Estrutura da oferta e motivos de escolha do prestador
3.2. Mudança de prestador e portabilidade do número
3.1. Estrutura da oferta e motivos de escolha do prestador
De acordo com o inquérito realizado, o Grupo PT apresenta as quotas de clientes mais elevadas entre as PME. A liderança do Grupo PT é mais evidente nos serviços fixos, embora as suas quotas nestes serviços apresentem uma trajetória decrescente.
O Grupo NOS encontra-se na segunda posição no que respeita aos serviços fixos e serviços em pacote. A Vodafone é o 2.º maior prestador de serviços móveis e aquele que mais tem crescido nos serviços fixos.
Gráfico 6 - Percentagem de utilizadores dos serviços por prestador
Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014
Base: Empresas com menos de 250 pessoas ao serviço que dispõem do respetivo serviço (não inclui as não respostas)
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas relativas a proporções: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: A seta com orientação ascendente indica um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa
Nota 3: Questão de escolha múltipla nos serviços STM e SAIM.
Nota 4: STF - Serviço telefónico fixo; STM - Serviço telefónico móvel; SAIF - Serviço de acesso à Internet fixa; SAIM - Serviço de acesso à Internet móvel; STVS - TV por subscrição.
Serviços em pacote |
STM |
STF |
SAIM |
SAIF |
|||||
2014 |
2012 |
2014 |
2012 |
2014 |
2012 |
2014 |
2012 |
2014 |
|
Grupo PT |
56,8 |
40,8 |
43,5 |
66,1 |
56,6↓ |
39,7 |
43,1 |
61,0 |
57,6↓ |
Grupo NOS / Optimus/ Grupo ZON |
21,9 |
22,1 |
18,2↓ |
27,0 |
23,6↓ |
28,8 |
18,5↓ |
26,7 |
23,3↓ |
Vodafone |
19,7 |
45,5 |
38,6↓ |
9,2 |
18,4↑ |
35,0 |
39,2↑ |
8,9* |
17,7↑ |
Outros |
1,6* |
1,1* |
0,4* |
3,9* |
1,5* |
# |
# |
5,1* |
1,5 *↓ |
Unidade: %.
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014
Base: Empresas com menos de 250 pessoas ao serviço que dispõem do respetivo serviço (não inclui as não respostas)
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas relativas a proporções: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre 2012 e 2014 e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.
Nota 3: Questão de escolha múltipla nos serviços STM e SAIM.
Nota 4: STF - Serviço telefónico fixo; STM - Serviço telefónico móvel; SAIF - Serviço de acesso à Internet fixa; SAIM - Serviço de acesso à Internet móvel; STVS - TV por subscrição.
Os “preços mais baixos” são o principal motivo para a escolha do prestador em todos os serviços (entre 45,2 por cento no SAIF e 50,5 por cento no SAIM).
Gráfico 7 - Motivos de seleção do prestador por serviço (TOP3)
Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014
Base: Empresas com menos de 250 pessoas ao serviço que dispõem do respetivo serviço
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas relativas a proporções: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: Questão de escolha múltipla e de resposta espontânea
Nota 3: STF - Serviço telefónico fixo; STM - Serviço telefónico móvel; SAIF - Serviço de acesso à Internet fixa; SAIM - Serviço de acesso à Internet móvel; STVS - TV por subscrição.
3.2. Mudança de prestador e portabilidade do número
Em 2014, o STF foi o serviço que apresentou a maior taxa de mudança de prestador (9,4 por cento, +0,9 p.p.), tal como tinha ocorrido em anos anteriores. A mudança de prestador entre as PME atingiu os níveis mais elevados até agora registados no caso do STM (8,5 por cento, +2 p.p.), SAIF (8,9 por cento, +2,6 p.p.) e SAIM (7 por cento, + 3,9 p.p.).
Gráfico 8 - Evolução da taxa de mudança de prestador
Unidade: %.
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2010, 2012 e 2014
Base: Total de empresas com menos de 250 pessoas ao serviço que possuem o respetivo serviço (não se incluem as não respostas)
Nota 1: Significado da sinalética das estimativas: (#) Estimativa não fiável; (*) Estimativa aceitável; (sem sinalética) Estimativa fiável.
Nota 2: A seta com orientação ascendente indica um aumento estatisticamente significativo entre os momentos t-1 e t e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.
Nota 3: STF - Serviço telefónico fixo; STM - Serviço telefónico móvel; SAIF - Serviço de acesso à Internet fixa; SAIM - Serviço de acesso à Internet móvel; STVS - TV por subscrição.
Entre as PME que mudaram de prestador durante 2014, 79 por cento celebraram o contrato na empresa e 87 por cento tinham um período de 24 meses de fidelização.
Cerca de 14 por cento das PME inquiridas ponderaram mudar de prestador, sobretudo os clientes do SAIM. O principal motivo para não o terem feito tem a ver sobretudo com a existência de “contrato de fidelização com o prestador atual” (65,1 por cento) e com facto de “não existirem melhores ofertas no mercado” (13,1 por cento).
Gráfico 9 - Mudança de prestador por serviço
Unidade: %
Fonte: ICP-ANACOM, Inquérito ao Consumo das Comunicações Eletrónicas, PME, dezembro 2014
Base: Empresas com menos de 250 pessoas ao serviço com o serviço telefónico móvel (não inclui as não respostas)
Nota 1: Todas as estimativas são fiáveis.
Nota 2: A seta com orientação ascendente refere-se a um aumento estatisticamente significativo entre 2012 e 2014 e a seta com orientação descendente traduz uma diminuição estatisticamente significativa.
Nota 3: No total consideram-se todas as empresas que têm resposta na respetiva categoria em pelo menos um serviço.
Nota 4: STF - Serviço telefónico fixo; STM - Serviço telefónico móvel; SAIF - Serviço de acesso à Internet fixa; SAIM - Serviço de acesso à Internet móvel; STVS - TV por subscrição.
A maioria das empresas (98 por cento) foi informada sobre a duração do período de fidelização durante as negociações. Por outro lado, 17 por cento referiu “não saber da existência de penalizações” por rescisão antecipada ou terem tomado “conhecimento após o contrato assinado”.
A avaliação do processo de mudança de prestador pelas PME foi de 6,3 numa escala de 1 “muito difícil” a 10 “muito fácil”.
A maioria das empresas que mudaram de prestador no serviço telefónico fixo e móvel durante 2014 utilizou o serviço de portabilidade do número (89 por cento e 87 por cento respetivamente).
De acordo com os inquiridos, o processo de portabilidade do número demorou 1 dia útil para 44 por cento dos clientes que utilizou este serviço no STF e para 49 por cento quando utilizado no STM.