Cobertura de sinal e antenas de emissão


O sistema radiante, ou antenas, instaladas em cada estação de base, numa rede de radiocomunicações contribui de forma determinante para o seu desempenho.

Existem diversos tipos de antenas, sendo importante distinguir como é que a energia emitida ou recebida pela antena é direcionada.

É usual distinguir dois modos de radiação das antenas: omnidirecional e direcional.

No primeiro caso, a antena radia em todas as direções com a mesma intensidade de sinal rádio, no segundo caso, há direções privilegiadas de radiação.

De um modo geral, as antenas têm um ligeiro ângulo de inclinação no plano vertical, o que faz com que o seu feixe de radiação principal sofra uma ligeira inclinação para baixo.

As antenas são utilizadas em todos os serviços de radiocomunicações (estações de rádio e televisão, sistemas de comunicação da polícia, bombeiros, telefones móveis, etc.). De acordo com o tipo de serviço prestado, assim se escolhem as antenas a utilizar. No caso dos telefones móveis, as antenas das estações de base são muitas vezes diretivas e instaladas quer em mastros, quer em edifícios, em número e altura suficientes para garantir a cobertura de uma determinada área de serviço (célula).


  • Radiações https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=382992