1.3. Eficiência e sustentabilidade


A ANACOM deu, em 2015, novos passos no sentido de se tornar uma organização mais eficiente e, simultaneamente, reduzir a sua pegada ecológica. Importa destacar neste domínio a desmaterialização do processo de emissão dos termos de responsabilidade de execução/projeto no âmbito do ITED-ITUR. Passaram a estar disponíveis no sítio da ANACOM os formulários eletrónicos que os técnicos ITED-ITUR e as entidades formadoras podem utilizar, preencher e submeter eletronicamente.

Até aqui, os formulários estavam disponíveis online mas tinham que ser devolvidos por e-mail ou impressos e remetidos por correio físico. Além da simplificação, o processo passa a ser mais eficiente e reduz a utilização de papel, sendo por isso ambientalmente mais sustentável.

Durante o ano, a ANACOM também prosseguiu a implementação do processo de faturação eletrónica já adotado em 2014, tendo conseguido que fosse utilizado por um maior número de clientes e fornecedores, pese embora o facto de uma quantidade considerável de grandes e médios operadores de serviços de comunicações eletrónicas e de operadores de serviços postais ainda não terem aderido a este sistema.

Esta boa prática contribui para a melhoria significativa da eficiência e da eficácia deste serviço, com os inerentes reflexos na redução do consumo de papel e respetivos custos.

O projeto de gestão ambiental, lançado em 2010, foi prosseguido em 2015, tendo sido obtidos resultados muito positivos, refletindo uma consciência ambiental assinalável.

Na análise da evolução de 2014 para 2015, destacam-se as reduções dos consumos de energia e água (sede e Barcarena) na ordem dos 2% e no número de quilómetros percorridos (média por viatura), em cerca de 0,4%.

Os consumos de plástico também sofreram uma redução de 11% face a 2013.

A ANACOM continua a fazer recolha seletiva de resíduos que encaminha para os ecopontos apropriados, privilegiando-se, sempre que possível, a entrega na Entreajuda.