9.2. Número único de emergência europeu - 112


A nível nacional, a ANACOM promoveu a realização de ações com vista à criação das condições necessárias para a futura implementação do eCall, em colaboração com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI). Os operadores envolvidos puderam participar ativamente no projeto i-HeERO, através da implementação da eCall flag nas redes dos operadores móveis e da definição dos códigos de encaminhamento para as chamadas eCall, de modo a que essas chamadas possam vir a ser tratadas nos Centros de Atendimento 112 que o MAI venha a definir.

A ANACOM assegurou, ainda, a participação nacional na Plataforma Europeia de Implementação do eCall, garantindo o acompanhamento das melhores práticas europeias.

Em conjunto com a Secretaria-Geral do MAI foi organizado um workshop subordinado ao tema Advanced Mobile Location em parceria com a European Emergency Number Association (EENA), com vista à promoção de uma solução potenciadora de uma melhor localização da pessoa que liga para o 112 a partir de uma rede móvel. Esta solução já está implementada no Reino Unido e em vias de implementação noutros países europeus.

A nível europeu, a ANACOM deu continuidade à sua participação no PT ES1, que se debruça sobre matérias relacionadas com o acesso aos serviços de emergência.

Notas
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1 Project Team Emergency Services, do Comité de Comunicações Eletrónicas (ECC).