7. Plano de recursos humanos


As mudanças complexas e rápidas que se preveem no sector das comunicações para o triénio 2017-2019 colocam grandes desafios à ANACOM no âmbito da gestão estratégica de pessoas. É essencial que estas acompanhem e colaborem com essa mudança, compromisso que se obtém através da aplicação de boas práticas de gestão e liderança do talento e da consolidação de uma cultura orientada para a excelência e aberta à criação sustentada de valor. Para o efeito, o desenvolvimento de competências, a partilha de conhecimento crítico e a motivação dos recursos humanos assumem papel central.

A ANACOM pretende, assim, por um lado, dar continuidade e consolidar as iniciativas lançadas em anos anteriores no âmbito da gestão do capital humano e, por outro, alavancar novos pilares de atuação prioritários para a sua sustentabilidade presente e futura.

Nesse contexto, será um fator crítico de sucesso para a gestão estratégica dos colaboradores da ANACOM a adoção de mecanismos e ferramentas que permitam à organização antecipar e planear necessidades de talento, conhecimento e especialização.

No enquadramento em que se desenvolverá, nos próximos anos, o sector das comunicações, a atuação da ANACOM assentará nas seguintes prioridades:

  • consolidar o programa de gestão de talento com vista a assegurar a continuidade das funções críticas da ANACOM, através da implementação de instrumentos de diagnóstico que permitam o desenvolvimento e a retenção de potenciais sucessores, bem como o conhecimento e a preparação da estrutura para o futuro;
  • implementar planos de ação de melhoria e de motivação tendo por suporte o sistema interno de auscultação de ideias dos colaboradores com vista a uma melhor gestão dos compromissos da ANACOM e das expectativas das pessoas, potenciando a satisfação interna e a afiliação dos recursos humanos;
  • dinamizar programas de formação e de desenvolvimento visando desenvolver novas capacidades e atualizar competências funcionais, comportamentais e de gestão através da aprendizagem e da partilha de conhecimento entre áreas da organização em alinhamento com valores e com os objetivos estratégicos de desempenho da organização;
  • reforçar e consolidar o alinhamento estratégico dos colaboradores com os valores e a cultura organizacional através da criação de canais de comunicação interna e iniciativas de interação a todos os níveis organizacionais, que possibilitem o acesso à informação e à partilha de ideias e conhecimentos, bem como da participação individual e de equipa;
  • dar continuidade às  iniciativas de colaboração entre o regulador a comunidade académica com a qual interage através da realização de programas anuais de estágios profissionais e curriculares, bem como da possibilidade de atribuição de bolsas de investigação, com vista ao desenvolvimento e à valorização de competências dos jovens em transição para a vida ativa.

A ANACOM pretende também manter a sua participação em iniciativas de cidadania, com intervenção nas vertentes social e ambiental.

A gestão da diversidade e a criação de um modelo de atuação no âmbito da conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal serão igualmente áreas de atuação a desenvolver durante os próximos 3 anos.

O plano de pessoas para o triénio 2017-2019 pautar-se-á pela dotação prevista de 418 colaboradores. Garantir em permanência o rejuvenescimento e a melhor adequação dos recursos às necessidades presentes e futuras é um dos principais fatores críticos na gestão dos recursos humanos da ANACOM.

No Anexo II são apresentadas as tabelas com as variações previstas para o plano de recursos humanos, quer no que respeita ao número de pessoas quer ao número de horas de trabalho e aos meios financeiros correspondentes.

No que diz respeito aos gastos com pessoal, prevê-se para 2017 a integração total dos cortes remuneratórios impostos anteriormente ao abrigo da Lei do Orçamento do Estado.