Revisão do quadro regulamentar das comunicações eletrónicas


A 14 de setembro de 2016 a Comissão Europeia (CE) apresentou um conjunto de iniciativas - Pacote Conectividade - para a regulamentação da União Europeia (UE) no domínio das comunicações eletrónicas, com novas medidas para responder às necessidades crescentes de conectividade dos cidadãos europeus e aumentar a competitividade da Europa.

Com vista a responder a estes desafios e a preparar o futuro digital da Europa, a CE apresentou três objetivos estratégicos de conectividade para 2025, que serão incluídos nos targets atuais da Agenda Digital e servirão de base para a criação de uma Gigabit Society. Assim:

  1. Todos os principais agentes socioeconómicos (sejam escolas, universidades, centros de investigação, plataformas de transporte, todos os prestadores de serviços públicos como hospitais e serviços administrativos, ou empresas com uma utilização intensivas das tecnologias digitais) devem ter acesso a uma conectividade extremamente elevada no patamar dos gigabits e que que permita aos utilizadores descarregar/carregar 1 gigabit de dados por segundo.
  2. Todos os agregados familiares da Europa deverão ter acesso a uma conectividade que ofereça uma ligação descendente a, pelo menos 100Mbps, atualizável para velocidades da ordem dos gigabits.
  3. Todas as zonas urbanas e grandes vias de transporte rodoviário e ferroviário devem ter cobertura 5G ininterrupta (a este respeito, é apresentado como objetivo intermédio a comercialização do 5G em, pelo menos, uma das grandes cidades em cada Estado-Membro da UE até 2020).

Para além da Comunicação “Conectividade para um Mercado Único Digital Concorrencial -Rumo a uma Sociedade Europeia a Gigabits”, em que se elencam os objetivos estratégicos, o Pacote Conectividade inclui ainda:

O Pacote Conectividade divide-se, assim, em quatro componentes: objetivos estratégicos de conectividade para 2025; regulamento WiFi4EU; plano de ação para o 5G; e a revisão do quadro regulamentar das comunicações eletrónicas (que inclui a proposta de Código Europeu das Comunicações Europeias e proposta de Regulamento sobre o BEREC. Com estas medidas, a CE pretende estimular o investimento em redes de capacidade muito elevada e acelerar o acesso público dos europeus às redes Wi-Fi, tendo em vista uma conectividade mais rápida e de melhor qualidade para todos os cidadãos europeus.

Visando a divulgação e discussão das propostas da CE, a ANACOM organizou um workshop, a 8 de novembro de 2016, em Lisboa. Neste âmbito, decorreu também, até 18 de novembro de 2016, um pedido de contributos aos prestadores de serviços de comunicações eletrónicas sobre o pacote de propostas legislativas da CE.

Consulte:


Mais informação: