Parcerias ANACOM


ANACOM está interessada no estabelecimento de parcerias com entidades sem fins lucrativos orientadas para a produção e divulgação de conhecimento e com instituições que integrem o sistema científico e tecnológico nacional, nomeadamente as instituições do ensino superior. Nesse sentido foram aprovadas, a 14 de fevereiro de 2019, as “Linhas orientadoras do estabelecimento de parcerias entre a ANACOM e entidades externas”.

No âmbito desta iniciativa, que visa a coprodução de conhecimento útil de valor público, podem ser equacionadas diversas formas de concretização consideradas mutuamente vantajosas, nomeadamente a realização de trabalhos no âmbito da investigação científica aplicada ou estudos especializados.

As áreas de estudo e investigação identificadas como relevantes abrangem os domínios do direito, da economia, da gestão, da informação e das engenharias, com aplicação nos domínios de intervenção desta Autoridade, em que se incluem as comunicações eletrónicas e postais, a governança do espectro e das infraestruturas, para além da economia digital e da própria regulação.

As entidades interessadas deverão identificar de que forma se propõem contribuir para desenvolver e otimizar a investigação e a partilha de informação e conhecimento nos domínios identificados, fazendo chegar à ANACOM as propostas correspondentes através do endereço de correio eletrónico parcerias@anacom.ptmailto:parcerias@anacom.pt.

Lista exemplificativa de temáticas consideradas relevantes

  • A regulação e a autorregulação do sector das comunicações
  • O desenvolvimento do sector postal
  • O desenvolvimento do sector das comunicações eletrónicas
  • A cobertura de redes de comunicações móveis
  • A utilização eficiente do espectro radioelétrico
  • A qualidade de serviço de acesso à Internet
  • A aplicação dos princípios da neutralidade da rede e dos dispositivos
  • A segurança, a resiliência e a integridade das redes de comunicações
  • A monitorização de notícias falsas e conteúdos forjados
  • A comunicação institucional e comunicação estratégica na área da regulação
  • O potencial dos laboratórios de ensaios e calibração
  • As comunicações na coesão territorial e a diminuição dos custos de contexto
  • A literacia digital
  • As novas dinâmicas da radiodifusão sonora, da televisão digital e do radioamadorismo
  • A proteção dos direitos dos consumidores dos contratos relativos a comunicações
  • A resolução alternativa de litígios, em especial, a arbitragem nos conflitos de consumo relativos ao sector das comunicações
  • As dinâmicas dos preços e das estratégias não-preço nos mercados de comunicações
  • O desenvolvimento do comércio eletrónico
  • Os serviços de encomendas transfronteiriças
  • A modelização estatística e econométrica e o desenvolvimento de novos indicadores
  • As novas soluções e utilizações de cabos submarinos
  • As novas dinâmicas da dimensão espacial no domínio das comunicações
  • O acesso e a partilha de infraestruturas de comunicações
  • As oportunidades e os riscos da inteligência artificial no sector e na regulação
  • A sustentabilidade da sociedade de informação e da economia digital
  • Os novos modelos de negócio e desafios societais no domínio das comunicações

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