Serviço de Acesso à Internet


No ano 2000, constatou-se o maior crescimento de número de clientes desde a sua entrada em funcionamento, tendo tido um acréscimo de cerca de 1.500 milhares de clientes face ao ano anterior, correspondente a uma taxa de crescimento de 319% (Figura 16). Esta evolução positiva deveu-se essencialmente ao acentuado crescimento dos clientes de acesso gratuito, os quais representavam, no final do ano, 87,5% do total. Sublinha-se a existência de situações em que um utilizador acumula mais do que um acesso, sendo portanto contabilizado repetidamente na mesma proporção. De um modo semelhante, embora com efeitos contrários, estes valores não quantificam o número de utilizadores existentes, uma vez que por cada acesso é razoável admitir-se a existência de vários utilizadores do serviço.

Não obstante, o acesso à Internet por cabo, ter tido arranque em 1999, foi sobretudo no ano 2000 que teve expressão em termos de clientes, atingindo cerca de 25 mil clientes.

Figura 16

Clientes do Serviço de Tansmissão de Dados - Internet Protocol
Nota: Existe alguma descontinuidade estatística, em termos do calculo do número de clientes, em particular do segmento residencial, com a introdução da chamada Internet gratuita no 4º trimestre de 1999.

Verificou-se igualmente uma evolução bastante significativa do número de domínios, correspondente a uma duplicação, que, em termos absolutos, correspondeu a um acréscimo de cerca de 7.000 domínios face ao ano de 1999 (Figura 17). Os domínios ".pt" mantiveram a sua representatividade no total, com 73%, apesar de se ter constatado, face ao ano anterior uma ligeira perda de posição relativa, a favor dos domínios ".com", o que pode ser observado na Figura 18.

Figura 17

Número de Dominios - Internet Protocol

Figura 18

Repartição dos Dominios - Internet Protocol, 1999 e 2000