DVB - Projeto de Radiodifusão e Vídeo Digital


O Digital Video Broadcasting Project (Projeto DVB) é um consórcio, criado em 1992, que engloba mais de trezentos radiodifusores, operadores de rede, fabricantes e reguladores, de cerca de trinta e cinco países, cujo objetivo se prende com a criação de normas para um mercado o mais abrangente possível de serviços de televisão digital e de dados. A ANACOM integra, desde 1 de janeiro de 2003, o Projeto DVB.

A estrutura do Projeto DVB compreende uma Assembleia Geral, que reúne anualmente e onde são eleitos os membros da direção executiva. Esta tem por missão coordenar as políticas a adotar para o Projeto DVB, assegurando ainda as prioridades dos trabalhos, a sua gestão e coordenação. A direção executiva aprova, igualmente, as especificações relativas ao DVB, que são posteriormente entregues às entidades internacionais competentes para se tornarem normas.

O Projeto DVB está dividido em quatro módulos, cada um abrangendo uma área específica dos trabalhos a realizar. Os módulos comercial e técnico são os impulsionadores da maioria do projeto, complementados pelo módulo de direitos de propriedade intelectual e o módulo de promoção e comunicação. Cada módulo está subdividido em grupos de trabalho, onde são desenvolvidas as especificações de forma focalizada, com base nos objetivos definidos pelos módulos que os constituem.

O módulo técnico é o que reveste maior relevância para a ANACOM, pois é aqui que são desenvolvidas as especificações para a norma MHPhttp://www.mhp.org/. A organização do respetivo trabalho inclui os seguintes passos: após a apresentação dos requisitos pelo módulo comercial, conforme as necessidades do mercado, o módulo técnico remete-os aos diversos grupos de trabalho, onde são criadas as especificações técnicas. Posteriormente, o módulo técnico entrega essas específicas técnicas à direção executiva, para serem reconhecidas, concretamente, pela comissão técnica (constituída pela JTC - EBUhttp://www.ebu.ch//ETSIhttp://www.etsi.org/index.php/CENELEChttp://www.cenelec.eu/ - ou pela União Internacional das Telecomunicações - ITU-Rhttp://www.itu.int/ITU-R/ e ITU-Thttp://www.itu.int/ITU-T).

Assim, o Projeto DVB pretende construir um ambiente de desenvolvimento que combine a estabilidade e a interoperabilidade do mundo da radiodifusão digital, ou seja, do DVB-T, DVB-C e DVB-S, com a inovação e a multiplicidade dos serviços do universo da Internet.


Mais informação: