Qualidade das redes móveis


/ Atualizado em 24.01.2003

O Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) avaliou, pelo segundo ano consecutivo, a qualidade dos serviços prestados pelas redes móveis GSM portuguesas. O relatório, intitulado Aferição da Qualidade de Serviço das Redes Móveis, conclui que de um modo geral a qualidade dos serviços móveis prestados em Portugal Continental melhorou entre 2000 e 2001. Nos Açores e na Madeira, locais onde se realizaram testes pela primeira vez este ano, constatou-se e existência de problemas de cobertura, que mostra ser claramente insuficiente nas zonas menos povoadas.

Dos três indicadores avaliados - Cobertura, Acessibilidade e Qualidade Audio - foi este último aquele que mais melhorou face ao ano passado. Em todo o território nacional, 80% das chamadas foram classificadas como possuindo uma 'boa' qualidade auditiva, numa escala de cinco níveis que varia entre 'má' e 'excelente'.

A Acessibilidade, indicador que avalia a capacidade de encaminhamento de chamadas por uma rede, o nível médio de chamadas encaminhadas com sucesso ascendeu aos 95%, valor semelhante ao observado em 2000, o que não pode deixar de ser considerado positivo dado o crescimento da base de clientes dos três operadores.

Apesar do bom desempenho geral das redes móveis, existem ainda "zonas de sombra", onde o nível de sinal necessita de ser trabalhado. As razões desta situação prendem-se com a dificuldade de propagação radioeléctrica resultante da morfologia do terreno e da existência de obstáculos artificiais.

Os testes foram realizados entre Abril e Junho deste ano, em todos os concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, capitais de distrito, zonas com maior densidade populacional dos arquipélagos dos Açores e da Madeira e principais eixos rodoviários nacionais. Foram percorridos 19 834 quilómetros e estabelecidas 40 037 chamadas, que perfizeram um total de 560 horas. Foi utilizado equipamento especial para o estabelecimento das ligações (chamadas móvel-fixo e fixo-móvel, em movimento) com recurso a equipamento especializado, sem qualquer intervenção humana. Os testes foram sempre realizados em simultâneo para os três operadores. Estes últimos e a associação de consumidores DECO participaram na definição da metodologia dos testes.
O texto integral do relatório, incluindo os anexos contendo os mapas de referência, podem ser consultados no serviço de atendimento ao público do ICP.

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