ETSI - Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações


O Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) é uma organização europeia de normalização, que tem por missão a produção de normas europeias nas telecomunicações, desenvolvendo igualmente atividades de pré-normalização e normalização nas áreas das tecnologias da informação e da radiodifusão televisiva e sonora. O ETSI teve origem na Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT), tendo sido formalmente autonomizado em 1988.

Os órgãos do ETSI são: a Assembleia Geral, que define as políticas de orientação; o Conselho, responsável pela atuação do Instituto entre as reuniões da Assembleia; um secretariado, que assegura as atividades burocráticas; e os comités técnicos e task forces, órgãos de carácter eminentemente técnico.

Sediado em Sophia Antipolis, no sul de França, o ETSI integra mais de 750 membros, oriundos de sessenta e dois países, incluindo administrações, operadores de rede, prestadores de serviços, centros de investigação e consumidores. O programa de trabalho do Instituto é determinado pelos seus membros, que também são responsáveis pela aprovação das deliberações. Como resultado, as atividades do ETSI estão intimamente ligadas com as necessidades do mercado, expressas pelos seus membros.

A ANACOM intervém regularmente na Assembleia Geral e nos seguintes grupos: 3rd Generation Partnership Project (3GPP), Electromagnetic Compatibility (EMC), Radio Spectrum Matters (ERM), Next Generation Networks (NGN) e Mobile Broadband Specifications for Public Safety (MESA).


Mais informação: