Preparar o embrião da criação do gabinete único que resultará da fusão dos dois actuais gabinetes especializados (Gabinete Europeu de Radiocomunicações - ERO e Gabinete Europeu de Telecomunicações - ETO) e avançar com uma solução definitiva para esse gabinete único foram os principais assuntos em foco na primeira reunião do Grupo de Implementação, a funcionar no seio da Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT), que ocorreu em Bratislava, na República Eslovaca, nos dias 11 e 12 de Setembro.
O primeiro objectivo deverá estar concluído até ao final deste ano, sendo previsível que o segundo se concretize até Junho de 2001. Assim, e de forma a progredir de modo célere, foi elaborada na reunião uma lista de acções e de pedidos de decisão que serão enviados aos Conselhos de Administração do ERO e do ETO e ao Comité Europeu das Radiocomunicações (ERC), ao Comité para os Assuntos Regulamentares de Telecomunicações (ECTRA) e ao Comité Europeu de Regulamentação Postal (CERP), enquanto estruturas competentes para tomarem essas decisões, no âmbito da CEPT.
O Grupo de Implementação, presidido pela Noruega, assessorada por Portugal e pelo Reino Unido, foi constituído na última Assembleia Plenária, com a finalidade de preparar a reestruturação da CEPT. A sua próxima reunião realizar-se-á a 14 e 15 de Dezembro.
A Troika (constituída pela Presidência e Vice-Presidências do Grupo) irá encontrar-se no período interino, a fim de efectuar a preparação do encontro, tal como já sucedeu na primeira reunião.