Conferência MedNet define cooperação


"O Mediterrâneo como espaço de cooperação entre países e culturas" foi o tema da conferência ministerial MedNet, realizada entre 28 e 30 de Junho, em Palermo. O encontro contou com a participação de delegações de alto nível de oito países, entre os quais Portugal, Espanha, Itália, Malta, Marrocos, Tunísia, Argélia e Egipto. O Instituto das Comunicações de Portugal integrou a delegação portuguesa, em representação do ministro do Equipamento Social.
A conferência adoptou a Declaração de Palermo, que preconiza o reforço da cooperação multilateral em torno do Mediterrâneo, na área das tecnologias de informação e comunicação, e avança com projectos concretos com vista ao "desenvolvimento da sociedade euromediterrânea da informação", nomeadamente a instalação de cabos submarinos de fibra óptica na área em causa, a criação de um canal televisivo temático mediterrânico e de portais multimédia mediterrânicos. Pretende-se diminuir o fosso tecnológico entre o Norte e o Sul e avançar com vista à criação de uma verdadeira "economia euromediterrânea da Internet", garantindo a todos os cidadãos deste vasto espaço idênticas condições de acesso à informação e ao conhecimento. Propõe-se mesmo, quanto a este último aspecto, o desenvolvimento de um "plano multimédia de massas".
As conclusões adoptadas apontam igualmente para a criação de um grupo de peritos, envolvendo quer os países participantes nesta conferência, quer outros que venham a associar-se, o qual, sob coordenação logística da Itália, deverá dinamizar um Forum de desenvolvimento das comunicações no Mediterrâneo. Para o efeito, serão promovidas reflexões e projectos conjuntos, relacionados nomeadamente com o desenvolvimento de infraestruturas de telecomunicações e o estabelecimento de formas de cooperação adequadas, tendo em conta as particularidades dos diferentes países e os programas multilaterais já existentes.