O serviço prestado pelos três operadores da rede móvel existentes em Portugal - TMN, Telecel e Optimus - é genericamente de boa qualidade, podendo contudo melhorar, concluem os testes realizados pelo Instituto das Comunicações de Portugal.
A metodologia adoptada, cuidadosamente preparada em ligação com os operadores e a Deco, teve por base três parâmetros de avaliação: qualidade auditiva, acessibilidade e cobertura.
No que à qualidade auditiva diz respeito, cerca de 60% das chamadas realizadas através das redes TMN e Telecel apresentaram boa qualidade auditiva. No caso da Optimus, o valor sobe para 75%.
A capacidade das redes em estabelecerem e manterem chamadas de voz (acessibilidade) é globalmente boa. Observam-se, porém, alguns problemas sobretudo em Lisboa e Porto, onde são preocupantes os índices de falha de chamada e notórias as situações de saturação de rede.
A cobertura (verificação dos níveis de sinal) das três redes móveis é, também, globalmente boa. Tal não invalida, todavia, a existência de algumas zonas de sombra na cobertura das três redes, bem como falhas de acesso, devidas sobretudo à morfologia do terreno e a elementos artificiais que impedem a normal propagação radioeléctrica. A satu-ração da rede atinge sobretudo lisboa e Porto.
A avaliação levada a cabo pelo ICP foi realizada entre 31 de Janeiro e 5 de Maio.
Consulte:
- QoS - GSM 2000 - Relatório https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=675059