Cimeira UE - Índia em Portugal


/ Atualizado em 26.01.2002
Portugal foi palco da primeira Cimeira entre a União Europeia e a Índia, que decorreu de 27 a 29 de Junho. Esta iniciativa, realizada no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia e, em grande parte, tornada possível devido às relações privilegiadas entre Portugal e a Índia, teve como principal objectivo institucionalizar e aprofundar as potencialidades existentes entre ambas as partes, em particular ao nível da cooperação para o desenvolvimento, do comércio e investimentos.
Deste modo, destaca-se o Encontro Empresarial protagonizado pelos principais intervenientes empresariais europeus e indianos, contando ainda com as presenças do primeiro-ministro indiano e do ministro português da Economia e Finanças. O Instituto das Comunicações de Portugal participou neste evento, como observador.
No que respeita à abordagem do sector das telecomunicações e tecnologias de informação, a Índia apresentou as suas oportunidades neste mercado, conhecido como "fenómeno capital" na economia indiana.
Como corolário desta Cimeira teve lugar a assinatura da Declaração Conjunta entre a União Europeia e a Índia, documento fundamental no estabelecimento da parceria entre as duas entidades, para o século XXI. Recorde-se, ainda, que a União Europeia mantinha, até à data, este tipo de iniciativas com os Estados Unidos da América, Rússia, China, Japão e Canadá.