Móveis dão mote a Dia Mundial das Telecomunicações


As comunicações móveis deram o mote à celebração do Dia Mundial das Telecomunicações que, a 17 de Maio, marcou também o 135º aniversário da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

As comemorações, que decorreram na Gare Marítima de Alcântara, tiveram como oradores o Presidente da Associação dos Operadores Privados de Telecomunicações (APRITEL), António Carrapatoso, o Presidente do Instituto de Comunicações de Portugal (ICP), Luis Nazaré, e o ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho. "Registando um crescimento fenomenal e sem precedentes de mais de quarenta vezes em apenas dez anos, a enorme procura de serviços móveis celulares deu origem a um mercado que agora representa mais de um terço de todas as linhas telefónicas", lembrou Yoshio Utsumi, secretário-geral da UIT, numa mensagem que foi lida na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, no Dia Mundial das Telecomunicações.

A taxa de penetração dos telemóveis em Portugal é de 49,3 por cento, o que significa que circulam entre nós cinco milhões de telemóveis, ou, ainda, que um em dois portugueses possui celular, disse, na ocasião, Luís Nazaré. Sendo a média europeia de 39,8 por cento, Portugal está em sexto lugar entre os Quinze, depois da Finlândia, que lidera o ranking europeu, Suécia, Itália, Áustria e Dinamarca. Luís Nazaré frisou a importância da regulação no sector das telecomunicações, garantindo o necessário equilíbrio entre, por um lado, "um mercado são, estimulante e aberto" e, por outro, "serviços de qualidade, de preferência universais, e a preços justos".